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Inventário de extinção do Convento de Santa Teresa de Carnide de Lisboa

Description level
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Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00077
Title type
Atribuído
Date range
1696 Date is certain to 1910 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (556 f.); papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem das Carmelitas Descalças, estava situado na freguesia de São Lourenço de Carnide. Foi extinto em 31 de Julho de 1891, por morte da última religiosa, madre Matilde Maria de São José.

A Fazenda Nacional, tomou posse do edifício do Convento, em 20 de Outubro de 1891.

Por escritura de 29 de Novembro de 1640, com licença régia, o correio-mor António Gomes da Mata -ascendente do marquês de Penafiel - doou a sua propriedade, situada em Carnide, à Ordem das Carmelitas Descalças da Província de Portugal para a fundação de um mosteiro de religiosas da Madre Santa Teresa de Jesus. Com a cláusula de que se deixasse de haver religiosas no Convento, os bens reverteriam para os descendentes.

Aquando do falecimento da última religiosa, ainda era viva a marquesa de Penafiel, o seu filho sucedeu-lhe nos bens da casa que administrava como herdeiro de seu pai Manuel José da Maternidade da Mata de Sousa Coutinho, conde de Penafiel.

Tendo falecido a marquesa de Penafiel, foram habilitados herdeiros o marquês e D. Maria da Assunção de Serra Freire Berford Gomes da Mata de Sousa Coutinho, sua irmã.

Contém inventários de descrição e avaliação de bens imóveis (rústicos e urbanos) e dos bens móveis, edifício do Convento, cerca, anexos, alfaias, objectos de culto e profanos, foros, prazos, mapa do pessoal do Convento, bens e rendimentos, despesa (1856).

Contempla o inventário dos bens do extinto Convento constituído por nove cadernos (1891 e 1892).

O cartório foi entregue à Inspecção Geral das Bibliotecas e Arquivos Públicos, nos termos do Decreto de 25 de Dezembro de 1887. O encarregado do inventário foi Eduardo Madeira Pinto, nomeado pelo Inspector da Fazenda de Lisboa, assistido pelo presbítero David Lopes dos Santos Valente, capelão das religiosas carmelitas, entre outros.

O inventário da avaliação da biblioteca do espólio (livros e manuscritos) foi feito por Luís Carlos Rebelo Trindade, Inspector das Bibliotecas Públicas, residente na Calçada de Castelo Picão (23 de Janeiro de 1892).

A livraria era composta pela " Introduction del symbolo de la fé", por P. Dr. Luiz de Granada, "Vida de la Infanta D. Maria hija del rey D. Manuel", por P. frei Miguel Pacheco, "Vida da infanta sor Margarita de la Cruz", P. Juan de Palma (oferecido por sor Anna Dorothea, filha do imperador Rodolfo, ao Convento), "História Cronológica e crítica da R. Abadia de Alcobaça", por fr. Fortunato de São Boaventura, hagiologias, biografia e mística,

colecção de sermões de diversos autores, constituições das Carmelitas Descalças, entre outras obras em português, latim, espanhol e francês.

O conjunto de manuscritos incluía breves apostólicos, provisões do Patriarcado, beatificações, canonizações, tudo concedido ao Convento de Santa Teresa de Carnide, carta do Geral da Ordem das Carmelitas Descalças, para a fundadora Maria Micaela Margarida de Santa Ana, sobre a fundação do Convento, em 7 de Agosto de 1640, outra quando a fundadora ainda estava no Convento de Santo Alberto de Lisboa, cópia da carta que a rainha D. Maria I dirigiu ao bispo de Coimbra, depois de ser solto da prisão, no tempo do Marquês de Pombal ( 7 de Julho de 1777), documentos que se reportam à infanta D. Maria de Áustria, filha de D. João IV, padroeira da Igreja do Convento (1664), bem como missais romanos em latim que foram entregues ao patriarca.

Contém ainda, autos de entrega dos livros do espólio do Convento à Biblioteca Nacional, entre outros.

Inclui o auto de entrega provisória das casas, igreja, cercas do suprimido Convento à Associação das Missões Ultramarinas (por Decreto de 8 de Maio de 1893) em 23 de Janeiro de 1894, documentos da Irmandade do Senhor dos Passos possuidora das alfaias e mais objectos inventariados (1696-1892), relação de objectos para serem recolhidos no Museu Nacional de Belas Artes.

Integra a cópia da sentença dos autos cíveis da acção especial que o Marquês de Penafiel moveu contra o Estado e as Irmãs da Caridade Francesas.

Compreende documentos relativos à sentença judicial do reconhecimento da posse e domínio do edifício do Convento ao conde de Penafiel, baseada na cláusula da reversão da doação, bem como à Associação Auxiliar da Missão Ultramarina estabelecida no Convento, autorizada por Portaria de 4 de Setembro de 1882 (1897).

A documentação menciona bens nos concelhos de Belém, Moita, Barreiro, Cascais, Sesimbra, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Teresa de Carnide de Lisboa, cx. 1983
Original numbering
IV/A/18 (1) a IV/A/18 (38) - caixa 99
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
12/07/2016 10:19:25