Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Santo Alberto de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00080
Title type
Atribuído
Date range
1856 Date is certain to 1912 Date is certain
Dimension and support
1 proc., planta (389 f.); papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem das Carmelitas Descalças, estava situado na Rua das Janelas Verdes, freguesia de Santos-O-Velho, Lisboa. Foi extinto em 8 de Abril de 1890, por morte da última religiosa madre Maria Madalena do Carmo.

A Fazenda Nacional tomou posse do Convento e mais bens, em 23 de Abril de 1890. Compareceram ao referido acto o administrador do 4.º bairro, bacharel Manuel Joaquim Carrilho Garcia, Jerónimo Pedro Maia, António da Costa Morais, escrivão da Fazenda, entre outros.

Contém inventários da descrição e avaliação de bens imóveis (rústicos e urbanos) e dos bens móveis, do edifício do Convento, igreja, cerca, anexos, alfaias, objectos de culto e profanos, foros, prazos, autos de avaliação, mapas de despesa, dívidas activas e passivas, bens e rendimentos, pessoal do Convento - assinados pela priora Maria Francisca Benedita de São José, prior João dos Santos da Mata, e Joaquim António Gonçalves (1859), bem como a relação dos objectos que tinham sido inventariados e que foram pedidos pelas ex-pupilas do Convento (1891).

Inclui o Decreto de 24 de Abril de 1890 a revogar o Decreto de 8 de Agosto de 1889 - entrega provisória do extinto Convento de Santo Alberto e a cerca, ao Ministério do Reino -, da cedência do mesmo ao Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia para ampliação das instalações, planta do Convento e seus anexos (1890), documentação da Câmara Municipal de Lisboa, entre outros.

O espólio continha o "Libro de la restauracion del hombre", por Fernando Ximenes, "Carta de edificação, gloriosos trabalhos dos missionários da Companhia de Jesus na missão de Maduré", "Dos Novíssimos" de D. Francisco Rolim de Moura, "Historia do Capuchinho escocês", várias poesias do padre frei Agostinho da Cruz, "Regras e Constituições das religiosas descalças da Ordem da Gloriosa Virgem Maria do Monte Carmelo", "Tratado contra Lutero y otros herejes", por frei Dimas Serpi, "Relación historica de la real fundación del Monasterio de las Descalças de S. Clara de la villa de Madrid", Cronologia da província de S. Felipe de Carmelitas Descalços, do Reino de Portugal e suas conquistas que inclui setenta anos (1581-1651), anónimo, mas atribuídoa (fr. Luís de Santa Teresa, o Crasbech, natural do Porto, autor ou quem executou a escrita, entre outros.

Contempla documentação da Associação de Nossa Senhora de la Salette, instalada na Igreja do extinto Convento de Santo Alberto, sendo presidente a condessa da Ponte, e vice-presidente Josefa Constatina Gonçalves, o requerimento do padre Patrício Bernardo Russel, reitor do Colégio Irlandês de Corpo Santo (1891), entre outros.

A documentação menciona bens nos concelhos de Lisboa, Loures, Sintra, Olivais.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santo Alberto de Lisboa, cx. 1986
Original numbering
IV/A/26 (1) a IV/A/26 (18) - caixa 102
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
12/07/2016 10:19:32