Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00087
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1913 Date is certain
Dimension and support
1 proc., 1 planta (167 f.); papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem de São Domingos. Foi extinto por Decreto de 30 de Maio de 1834.

Foi instituído por D. Iria de Brito, condessa da Atalaya, de nacionalidade portuguesa, em 13 de Agosto de 1639, destinado a senhoras aristocratas da Irlanda com licença do rei de Portugal, bem como do arcebispo de Lisboa.

A condessa doou para esse efeito, a sua quinta em Belém, com igreja, casas, jardim, fazenda nobre, no valor de 54.000 cruzados, e ainda rendimentos para sustento das religiosas. Também doou os paramentos e alfaias para a igreja.

O Convento teve por padroeira a Virgem Santíssima, tendo a condessa o título de escrava da Senhora, em troca de habitar o mesmo com pessoas nobres do reino cristão da Irlanda que livremente quisessem consagrar-se.

A doadora impôs a condição dos maridos e filhos das religiosas serem sepultados na capela-mor, e a própria no chão a meio da capela.

Os tabeliães Francisco Coelho Moniz e Luís do Couto lavraram escritura a 3 de Abril de 1660.

Devido ao terramoto o arquivo destes notários desapareceu, e por petição do solicitador Manuel Ramos Pereira, representando a prioreza e mais religiosas, foi inscrito o traslado da mesma escritura ,nas notas do tabelião Isidoro Manuel de Passos Botelho e Alvim (1778).

Integra o requerimento de António José Rodrigues Leitão, e Isidoro Tomás Moura Carvalho directores da Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense, autos de avaliação de foros pertencentes ao Convento do Bom Sucesso, no concelho de Coruche, entre outros.

Contempla a cópia da planta do terreno a expropriar pela Câmara Municipal de Lisboa, assinada pelo engenheiro Director Geral Frederico Ressano Garcia, para o alargamento do Cemitério, situado no Alto da Ajuda (16 de Setembro de 1891), entre outros.

Contém documentos das comunidades do Bom Sucesso, Santa Brígida, Francesinhas, Irmandade dos Alemães, e da Irmandade Italiana do Loreto.

Inclui documentos sobre a necessidade de se inventariar o Convento de Santa Brígida do Mocambo, também denominado Inglesinhas, situado na calçada da Estrela, cuja prelada, inglesa invocava não estar sujeita à jurisdição do prelado diocesano.

Compreende documentação da Legação Britânica, dirigida ao Governo Português, sobre a pretensão da comunidade das Dominicanas Irlandesas, não quererem que os seus bens fossem desamortizados.

Em 1834, o cartório foi reclamado pela prioreza e mais religiosas que estavam sob proteção britânica, à rainha D. Maria II.

A rainha deferiu o pedido, mandou extinguir as comissões administrativas dos conventos das religiosas, e ordenou que o cartório fosse restituído à prelada das Religiosas Dominicanas do Convento.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Lisboa, cx. 2010
Original numbering
IV/A/59 (1) a IV/A/59 (3) - caixa 116
Language of the material
Português
Notes
Contém documentação sobre a história da fundação e administração, datada de 27 de Agosto de 1913.





Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
12/07/2016 10:19:33