Available services

Inventário de extinção do Convento do Bom Jesus de Monforte de Portalegre

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00088
Title type
Atribuído
Date range
1748 Date is certain to 1921 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel, perg.
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem dos Frades Menores (Ordem de São Francisco), estava situado na vila de Monforte. Foi extinto por Decreto de 12 de Junho de 1862.

Contém a descrição e avaliação do Convento, participaram a vigária "in capite" D. Maria Carmello Rosa da Soledade, o vigário da vara Bento José de Sousa, nomeado pelo vigário capitular da diocese, a fim de cumprir o disposto na Portaria de 20 de Julho de 1857, António Maria Cabreira de Matos Homem, escrivão da Fazenda do concelho e Elvas, e Manuel Joaquim Carmona, e José Carvalho, avaliadores nomeados pelo vigário da vara (1857).

Contém também inventários de descrição e avaliação de foros no concelho de Monforte (1888-1889), das alfaias e preciosidades, de capitais mutuados (1857), inventário de todas as alfaias, vasos sagrados, paramentos e mais objectos de culto da igreja do Convento (1862) assinaram além de outros, soror Felicidade Perpétua Claudina Proença, e António Miguel Ribeiro de Carvalho, da Repartição da Fazenda.

Integra folhas de pagamentos de foros impostos na propriedade de Valongo pagos pela Fazenda Nacional, aos subenfiteutas, listas impressas de bens a serem arrematados (foros relativos a bens de vários conventos extintos, dos distritos de Viseu, Braga, Évora, Portalegre, entre outros).

Reúne documentação relativa à herdade da Chaminé, situada em Vale de Maceiras, Fronteira, arrematada em praça por soror Beatriz Antónia de Jesus, do Convento: a pública-forma da escritura de venda, quitação do preço e obrigação do primeiro outorgante D. Francisco Lobo de Almeida Melo e Castro (Casa de Galveias) feita a António Bernardino da Silva Pinto.

Inclui o instrumento cível de habilitação de herdeiros requerido por D. Rosa Emília Proença Cid Broa, D. Maria Barbara de Oliveira Proença, e D. Umbelina da Graça Proença, na qualidade de herdeiras de seus pais e avós, da pensão que era paga a D. Felicidade Perpétua Claudina do Carmo Proença - que foi religiosa do Convento do Bom Jesus, filha do capitão André Martins Proença e de D. Ana Barbara Barradas.

Contempla documentos do marquês da Praia e Monforte, enfiteuta da herdade dos Sardos, situada na freguesia de Santo Amaro, concelho de Fronteira, sobre arrematação de bens, entre outros.

Inclui autos cíveis de avaliação de foros, autos de louvação da herdade dos Roupados (concelho de Monforte), do enfiteuta conde do Paço do Lumiar, e da herdade da Casa Branca (concelho de Arronches) do visconde do Paço do Lumiar.

Compreende ainda um conjunto de documentação sobre a extinção do Convento de Nossa Senhora da Consolação de Elvas, da Ordem de São Domingos, a par da do Convento do Bom Jesus de Monforte, do distrito de Portalegre, cuja extinção foi executada por Decretos de 19 de Março, e de 12 de Junho de 1862, em virtude de haver somente uma religiosa em cada convento.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento do Bom Jesus de Monforte de Portalegre, cx. 2011
Original numbering
IV/A/60 (1) a IV/A/60 (46) - caixa 117
Language of the material
Português
Related material
Relação completiva:

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Consolação de Elvas de Portalegre, cx. 2012, código de referência: PT-TT-MF/DGFP/E/2/89.
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:27