Morgado de D. Gastão Coutinho

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MGC
Title type
Formal
Date range
1641 Date is uncertain to 1926 Date is uncertain
Descriptive dates
Séc. XVII-XX
Dimension and support
1 liv., 1 mç. (38 doc.); papel
Biography or history
A instituição do morgado por D. Gastão Coutinho (m. 1653), fidalgo da Casa de Sua Majestade e do seu Conselho, e por sua mulher D. Isabel Ferraz, remonta a 1652. Por não terem filhos, os bens passaram para a descendência da irmã de D. Gastão, D. Filipa Coutinho, casada com Francisco Gonçalves da Câmara e Ataíde, senhor das ilhas Desertas. Desse casamento nasceu Luís Gonçalves da Câmara e Ataíde (n. 1620), senhor das ilhas Desertas, alcaide-mor de Torres Vedras, comendador de Santiago de Caldelas e vereador da Câmara de Lisboa, que casou com D. Isabel de Noronha, filha de Diogo de Saldanha de Sande, comendador de Casével, e de D. Catarina Pereira, senhora da Casa da Taipa. O único filho de Luís Gonçalves da Câmara e de D. Isabel de Noronha, Gastão José da Câmara Coutinho (n. 1655), casado com D. Maria Benta de Noronha, foi herdeiro da Casa da Taipa, uma vez que os outros dois filhos de Diogo de Saldanha de Sande e de D. Catarina Pereira morreram sem descendência.

O filho primogénito de Gastão José da Câmara Coutinho e de D. Maria Benta de Noronha, Luís José da Câmara Coutinho (n. 1688), herdou a Casa da Taipa e o senhorio das ilhas Desertas. Foi casado com D. Isabel Maria de Mendonça e Moura de quem teve treze filhos. Foi herdeiro o filho varão mais velho, Gastão José Pereira da Câmara Ataíde Coutinho, 10º senhor das ilhas Desertas, casado com D. Ana José da Cunha e Meneses, comendador de Casével, Santiago de Caldelas e comendas anexas de São Tomé de Lanhas e São Mamede de Vilarinho, da Ordem de Cristo, à data da elaboração do tombo que constitui o fundo, o qual foi ordenado por alvará régio de 1720. Seu filho primogénito Luís Gonçalves da Câmara Coutinho (1758-1848), 11º senhor das ilhas Desertas, casou com D. Maria Benedita de Noronha, filha dos 7os Condes dos Arcos. Ao filho destes, Gastão da Câmara Coutinho Pereira de Sande (1794-1866), 12º senhor das ilhas Desertas, e dos morgados da Taipa e Regalados, alcaide-mor de Torres Vedras, par do reino, D. João VI concedeu o título de conde da Taipa por Decreto de 3 de Julho de 1823. Foi casado com D. Francisca de Almeida Portugal.

O senhorio das ilhas Desertas manteve-se na posse dos Condes da Taipa até 1864, data em que a sua propriedade foi vendida a Alexandre Fernandes Camacho.
Custodial history
A documentação doada por D. Rosário Beirão foi tratada por Maria Filomena Carvalho (Torre do Tombo) em 2013.
Acquisition information
O livro foi adquirido por compra à Biblarte, em 1979.
Scope and content
"Tombo da Quinta de Outeiro de Poldros anexa ao morgado que instituíram Dom Gastão Coutinho, fidalgo da Casa de Sua Magestade, e do seu Conselho, e sua mulher D. Isabel Ferraz, de que é senhor Gastão José Pereira da Câmara Ataíde Coutinho, comendador da Ordem de Cristo das Comendas de Santa Maria de Cauvel (sic), Santo André de Vila Boa de Quires, Santiago de Caldelas, vedor da Casa da Rainha nossa senhora, alcaide mor da vila de Torres Vedras, etc. Feito na de 1722".



Arrangement
Organização interna segundo critérios processuais da acção judicial de "tombamento".

Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Morgado de D. Gastão Coutinho". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Lucília Runa, completada por Ana Maria Lopes Vaz dos Santos a nível da história familar; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 278-280. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).
Related material
Portugal, Torre do Tombo: Mesa da Consciencia e Ordens - Tombos das Comendas (PT-TT-MCO/CMCMSFTC/TC), liv. 122, 123, 522 e 534.
Creation date
12/12/2006 00:00:00
Last modification
14/02/2019 15:08:18
Record not reviewed.