Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

"Devassa presidida pelo desembargador José Vicente Caldeira de Casal Ribeiro [...] para averiguação da horrorosa trama maquinada para a subversão da monarquia e introdução de um governo revolucionário, debaixo do título de 'Conselho Regenerador', em lugar do governo legítimo do rei"

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MNEJ/1INC./M022/01
Title type
Formal
Date range
1817 Date is certain to 1817 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (597 f.); papel
Custodial history
O documento apresenta a seguinte informação: "O processo apresenta no fim evidentes e indubitáveis vestìgios de haverem sido cortadas as cortadas as linhas com que as várias peças estavam cosidas, e de terem sido arrancadas folhas, também no fim, pelo menos. O processo tem, presentemente, quinhentas e noventa e sete folhas agora numeradas."
Scope and content
"Conspiração de 1817:

1) Processo criminal de Gomes Freire de Andrade e dos outros implicados.

2) Portarias e avisos ao Intendente-Geral da Polícia, ao Juiz da Inconfidência, ao chanceler da Casa da Suplicação, a Desembargadores da mesma, etc., recomendando vigilância sobre as sociedades, ajuntamentos clandestinos, conferências secretas, etc.; examinar os papéis apreendidos aos conspiradores; nomeação de juízes para sentenciarem os outros; vigiar a segurança da pessoa de Gomes Freire, preso na Torre de São Julião da Barra, etc..

3) Listas dos papéis apreendidos em casa do Coronel João António Bilstein, Elvas, 1817, Maio, 27.

4) Relação de papéis apreendidas ao preso Veríssimo António Ferreira da Costa, (1817, Junho, 7), ao barão de Eben João Carlos de Morais Palmeiro, Victorino José de Almeida Serrão e coronel Manuel Monteiro de Carvalho. Resultado dos exames feitos aos mesmos papéis pela Comissão organizada para esse fim.

6) Atestados dos escrivães-ajudantes sobre os resultados das diligências feitas.

7) Sentença de exalteração e relaxação das Ordens militares em que eram professos alguns réus da conspiração, entre os quais Gomes Freire, 1817, Outubro.

8) Sentença proferida contra os réus da mesma conspiração. Impressa; 1817.

9) Autos de busca feita à residência de Gomes Freire de Andrade e outro.

10) Sentença que julgou a nulidade da que foi proferida em 17 de Setembro de 1817, contra os justiçados no Campo de Santana; 1822, Maio, 20.

Os Nº 2 a10) têm o total de cento e dez folhas.
Access restrictions
Documentação sujeita a autorização para a consulta e a horário restrito.
Physical location
Ministério dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, cx. 22, mç. 1
Language of the material
Português
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 864
Related material
Intendência Geral da Polícia, Papéis Diversos.
Notes
Notas ao elemento de informação Título: Título formal: "Devassa a que procedeu o Desembargador José Vicente Caldeira de Casal Ribeiro, Ajudante do Desembargador do Paço Intendente Geral da Policia, para averiguação da horrorosa trama, maquinada para a subversão da monarquia, e introdução de um governo revolucionário debaixo do título de concelho regenerador, em lugar do governo legítimo d´El Rei Nosso Senhor ."
Creation date
01/02/2008 00:00:00
Last modification
09/10/2015 09:26:28
Record not reviewed.