Mosteiro de Nossa Senhora da Luz de Carnide

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MNSLC
Title type
Formal
Date range
1535 Date is certain to 1832 Date is certain
Dimension and support
21 liv., 30 doc.; papel, perg.
Biography or history
A ermida de Nossa Senhora da Luz, no lugar de Carnide, anexa ao Mosteiro de Santa Maria de Seiça, da Ordem de Cister, era lugar de peregrinação por ali se conservar uma imagem milagrosa de Nossa Senhora da Luz.

D. João III pretendeu fundar um mosteiro junto da ermida, para assistência aos peregrinos, afectando-lhe os bens, rendas e direitos daquela casa. Decidiu depois entregá-lo à Ordem de Cristo, obtendo a necessária autorização pontifícia. Em 1545, a ermida foi entregue aos freires de Cristo, vivendo numa pequena casa até 1559, data em que o novo mosteiro ficou concluído.

Tendo a rainha viúva D. Catarina restituído os bens à Ordem de Cister, a infanta D. Maria mandou edificar junto à ermida um novo mosteiro, doando-lhe os meios para a sua construção e subsistência. Por cláusula do seu testamento foi sepultada na capela-mor. O cumprimento das disposições testamentárias da infanta D. Maria era cuidadosamente fiscalizado pela Mesa da Consciência e Ordens.
Custodial history
Após a extinção das casas religiosas e das ordens militares, o cartório do extinto Mosteiro de Nossa Senhora da Luz de Carnide foi transferido para a Repartição da Fazenda do distrito de Lisboa.

Em 1865, a 20 de Março, por Portaria do Ministério da Fazenda foram mandados transferir para Torre do Tombo os documentos das extintas casas religiosas e das ordens militares arrecadados na repartição da Fazenda de Lisboa. Processo que veio no seguimento do estabelecido nas portarias de 26 de Novembro de 1863 e 24 de Agosto de 1864. Para além da documentação mencionada ordenava-se o envio dos documentos estranhos à administração dos bens nacionais e quaisquer outros anteriores a 1600, úteis para o estudo da História ou notáveis pela sua antiguidade, ficando uma cópia na dita repartição.

Em 1883, a 9 de Maio, a documentação do Mosteiro de Nossa Senhora da Luz de Carnide foi entregue na Torre do Tombo.
Scope and content
Contém o processo do diferendo entre o Provincial e Geral do Convento de Tomar e o prior do Mosteiro de Nossa Senhora da Luz, escrituras, sentenças, emprazamentos, relações de bens, foreiros, foros e propriedades, auto de penhora, registo de despesas, balanço da receita e despesa, e cópias de breves e carta régia.
Arrangement
Organização de acordo com as seguintes classes de natureza funcional: Regulamentos, contencioso, património, administração patrimonial, jurisdição secular e obras.
Other finding aid
FARINHA, Maria do Carmo Jasmins Dias; JARA, Anabela Azevedo - Mesa da Consciência e Ordens / Colab. Catarina Guimarães; Paula Cristina Silveira; Maria Teresa Tremoceiro; Lucrécia Revez; Maria de Fátima Simões, Cristina Correia Marçal. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo Direcção de Serviços de Arquivística, 1997. P. 300-303. ISBN 972-8107-40-4.

INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO. DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE ARQUIVÍSTICA - "Guia geral dos fundos da Torre do Tombo: Primeira parte: Instituições do Antigo Regime: Administração Central". Coord. José Mattoso... [et. al.]; fot. José António Silva. 1.ª ed. Lisboa: IAN/TT, 1998. vol. 1. p. 315-318. Exemplar disponível no Serviço de Referência do IAN/TT: (L 602 1). ISBN 972-8107-42-0.

Relação de documentos vindos da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais, em 14 de Maio de 1894 (letras L-V) (C 280) p. 23. Organização topográfica.

Relação de livros e documentos do Mosteiro de Nossa Senhora da Luz de Carnide, que, em virtude da Portaria do Ministério da Fazenda, de 20 de Março de 1865, foram transferidos do cartório da Repartição da Fazenda do Distrito de Lisboa, para o arquivo da Torre do Tombo, em 9 de Maio de 1883 (C 325).
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Mosteiro de Santa Maria de Seiça, código de referência: PT-TT-MSMSC.
Creation date
26/06/2008 00:00:00
Last modification
08/05/2019 13:50:16