Morais e Sousa

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/MS
Title type
Formal
Descriptive dates
Séc. XVIII-XIX (predominantemente século XIX)
Dimension and support
1 cx.; papel
Acquisition information
Documentação oferecida por Morais e Sousa em 1911.
Scope and content
Colecção constituída por apontamentos sobre heráldica. Refiram-se os brasões impressos e os desenhados à mão (estes últimos com o título "Tesouro da Nobreza de Portugal: Armas antigas do reino de Portugal"), bem como um conjunto de impressos (entre os quais alvarás, decretos, cartas de lei, páginas de "O Panorama", recortes de jornais, etc.), apontamentos manuscritos e desenhos relativos a "Ordens Militares e medalhas portuguesas"; "Atestados com brasões de Armas"; "Datas em que foram concedidos alguns brasões de armas"; "Ornatos dos escudos das dignidades eclesiásticas"; "Índice de apelidos portugueses que têm brasão de armas assentes nos livros da nobreza"; "Brasões coloridos" impressos e desenhados, relativos a diferentes famílias e localidades e respectivos apontamentos, notas e cópias de documentos com eles relacionados; "Brasões gravados e litografados"; "Dicionário heráldico ou explicação por ordem alfabética de todos os brasões de armas"; "Conventos"; "Brasões de Armas passados pela Mordomia-mor".
Arrangement
Documentação organizada segundo critérios temáticos.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Vice-Almirante Morais e Sousa". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Lucília Runa; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 170-171. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

Início do tratamento arquivístico elaborado por Maria Filomena Carvalho (ANTT) a partir da consulta dos documentos, de acordo com o princípio da proveniência (ordem original dos documentos): Data de descrição: 2023, Janeiro.
Notes
A colecção continha um conjunto de brasões que foram integrados, indevidamente, na colecção Manuscritos da Livraria, com os nºs 2328 a 2332.
Creation date
12/12/2006 00:00:00
Last modification
29/05/2023 16:51:36