Morgado de Setúbal

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MSTB
Title type
Atribuído
Descriptive dates
Séc. XVII-XIX
Dimension and support
1 arca (27 mç. e 8 vol. de documentos encadernados); papel; diversos suportes
Biography or history
O Morgado dos Soares em Setúbal foi instituído pelo Doutor Paulo Soares da Gama casado com D. Isabel Dias, no ano de 1635.

José António Benedito Sousa da Gama de Faria Barros, mais conhecido por Morgado de Setúbal, nascido em 1752, descendente do instituidor, pintor contemporâneo de Bocage, era natural da Vila de Mafra, freguesia de Santo André, filho legítimo de António José Bernardo da Gama e Barros, natural da freguesia de Santa Maria da Graça em Setúbal, e de D. Josefa Antónia Perpetua de Ossuna, natural da freguesia de Santo André de Mafra, neto paterno de João Soares de Brito e de D. Isabel Apolónia Teresa de Seixas, e neto materno do sargento-mor António Soares de Faria, e de D. Teresa Catarina de Ossuma.

Foi Familiar do Santo Ofício na Inquisição de Lisboa, tendo recebido a respectiva carta em 1774. Faleceu em 1809 e jaz no mausoléu de sua família na igreja de Santa Maria da Graça em Setúbal. No Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada (Açores), encontram-se algumas telas do Morgado de Setúbal, dos finais do século XVIII, oferecidas a este museu pela Condessa de Cuba.
Acquisition information
Documentação oferecida pelo Marquês de Faria, enquanto representante do pintor José António Benedito Soares da Gama de Faria e Barros, morgado de Setúbal, em 1934, e por D. Josefina de Barros e Vasconcelos Sacoto Galache.
Scope and content
Fundo constituído pela documentação do "Cartório da Nobreza" do Morgado de Setúbal e por objectos diversos (condecorações e outros.)
Arrangement
Documentação ordenada pelas unidades de instalação.
Access restrictions
Documentação sujeita a autorização para consulta e a horário restrito.
Physical characteristics and technical requirements
Documentação objecto de avaliação de conservação, necessitando de intervenção pontual para efeitos de manuseamento e eventual reprodução.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Morgado de Setúbal". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Lucília Runa, completada por Ana Maria Lopes Vaz dos Santos a nível da história familar; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 280-282. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Guia de fontes portuguesas para a história da Ásia. Lisboa: CNCDP: Fundação Oriente; INCM, 1998. ISBN: 972-27-0420-8. V. 1, p. 133.

PORTUGAL. Instituto Português de Arquivos - Guia de fontes portuguesas para a história de África. V. 2. Lisboa: CNCDP: Fundação Oriente; INCM, 1993, p. 96. ISBN: 972-27-0420-8.

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Guia de fontes portuguesas para a história da América Latina. V. 1. Lisboa: CNCDP: Fundação Oriente; INCM, 1997, p. 129. ISBN 972-27-0871-6.

SERRÃO, Joel (coord.); LEAL, Maria José da Silva; PEREIRA, Miriam Halpern - Roteiro de fontes da história portuguesa contemporânea. Vol. 1. Lisboa: INIC, 1984, p. 101.
Creation date
09/02/2011 00:00:00
Last modification
28/04/2017 13:15:05