Tomadias

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/ALF/D/006
Title type
Atribuído
Date range
1810 Date is certain to 1833 Date is certain
Dimension and support
2 liv.; papel
Extents
2 Livros
Scope and content
Estes livros serviram para neles os escrivães da Mesa Grande procederem ao lançamento dos autos das tomadias procedidos por esta alfândega a todos os documentos relativos e anexos aos mesmos autos.

Nestes registos encontram-se identificadas as datas do em que a mercadoria ou fazenda foi encontrada, marca, tendo sido a mesma remetida a esta alfândega por ordem de determinado despachante, por tomadia que se fez e acabada a ronda de determinado dia e entregue em guarda ao porteiro desta alfândega que assinaria. Posteriormente era acrescentado a este registo o procedimento seguinte que era de em determinada data, por portaria do corregedor, ter sido entregue este auto ao escrivão da conservatória e carregados os direitos no livro de receita e, por fim, assinava este termo o escrivão, e quem recebera o produto.

Contém a relação dos negociantes portugueses e estrangeiros acreditados nesta alfândega, bem como um a relação de empregados.

Os autos das tomadias eram sentenciados sumariamente pelo provedor da alfândega, dando apelação e agravo para a mesa dos Feitos da Fazenda por decreto de 11 de Janeiro de 1751.
Creation date
01/02/2008 00:00:00
Last modification
26/03/2024 12:34:36