Portugal-Frankfurt 97, S.A.

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/PTF97
Title type
Formal
Date range
1996 Date is certain to 1998 Date is certain
Dimension and support
110 doss., 54 pt., 19 cx., 17 envelopes, 20 video cassettes, 18 cassetes
Biography or history
A sociedade anónima Portugal- Frankfurt 97 foi criada pelo Decreto-Lei nº 177/96, de 21 de Setembro, com capitais originários do Estado, da sociedade Parque EXPO 98, S.A. e da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros. Nos seus estatutos ficou estabelecido que tinha por objecto social a promoção da presença de Portugal como país-tema da 49ª Feira do Livro de Frankfurt, que decorreu de 15 a 20 de Setembro de 1997.

Estavam-lhe incumbidas as seguintes competências: coordenar e organizar o programa das iniciativas que se integrassem no evento; aprovar a programação das instalações que fossem afectadas à realização das iniciativas referidas; promover a realização das iniciativas, nomeadamente espectáculos, exposições e conferências, que fossem incluídas no programa do evento; celebrar com as entidades alemãs competentes os contratos e demais actos necessários à participação portuguesa na manifestação cultural; coordenar a articulação com os serviços do Estado e outras instituições públicas e privadas de acções complementares ao evento para a sua melhor divulgação e sucesso; realizar encomendas de obras de criação artística ou trabalhos de investigação com vista à valorização da participação portuguesa no acontecimento.

A sociedade tinha por orgãos sociais a Assembleia Geral, o Conselho de Administração, a Comissão Técnica constituída por representantes para as áreas da literatura, das artes visuais, das artes do espectáculo, e outras que viessem a revelar-se imprescindíveis para a prossecução dos fins da sociedade, e ainda o Conselho Fiscal.

Ficou também definido, nos estatutos, que a sociedade Portugal-Frankfurt 97 permaneceria em funções até ao dia 31 de Dezembro de 1998, finalizado o período de liquidação a iniciar em 1 de Abril de 1998. A sua sede social localizava-se em Lisboa, na Av. Marquês de Tomar, 35, 6º.
Acquisition information
Documentação que deu entrada na Torre do Tombo em Janeiro de 1998, conforme auto de entrega assinado entre os representantes do IAN/TT e a Portugal-Frankfurt 97, S.A.
Scope and content
A documentação reflecte parte da actividade desenvolvida pela sociedade, sendo maioritariamente constituída por dossiers de correspondência recebida e expedida, e os processos relativos ao desenvolvimento das actividades editoriais, da programação de espectáculos, conferências e ao projecto do pavilhão. Existem ainda numerosos dossiers de recortes de imprensa, fotografias, video-cassetes com gravação de espectáculos e textos de autores portugueses.
Appraisal information
A documentação poderá ainda ser objecto de avaliação e selecção.
Accruals
Aguarda-se a incorporação da documentação referente a contas, constituição da sociedade e actas na posse da comissão liquidatária, e da documentação referente a exposições na posse do CCB.
Arrangement
Sequência numérica das unidades de instalação.
Access restrictions
Alguma documentação requer equipamento específico de acesso.
Language of the material
Português, espanhol, italiano, inglês, francês, alemão e polaco
Other finding aid
PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Portugal-Frankfurt 97: Guia de remessa (referida como Inventário preliminar) e Relação detalhada do conteúdo das unidades de instalação (referido como documentação produzida pela Sociedade Portugal-Frankfurt 97...). [dactilografado]. Elab. Maria Filomena Carvalho. [1999]. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal.
Publication notes
Frankfurt Book Fair 49, Frankfurt, 15-20 Oct. 1997 - Portugal pathways into the world: 49th Frankfurt book fair. Lisboa: Maria do Rosário Pedreira, 1997. 214 p. ISBN 972-8428-08-1. [Existente na TT: S.V. 11/98]
Notes
Documentação que aguarda tratamento arquivístico.

Em 1999 foram identificadas todas as unidades de instalação por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (ANTT), em um Inventário preliminar, bem como em uma relação detalhada do conteúdo de algumas unidades de instalação.

Em 2017-2018, a referida técnica superior deu continuidade ao Fundo, passando toda a informação disponível em suporte papel, para a base de dados do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Nota ao elemento de informação do campo "História/administrativa/biográfica/familiar": a Sociedade Portugal-Frankfurt 97 é constituída pelos seguintes membros:

Presidente:

- António Mega Ferreira.

Administração:

- José Manuel Lello.

- José Sarmento de Matos.

- Maria Alexandre Lousada.

- Maria da Piedade Valente.

Diretora Executiva:

- Madalena Forjaz de Sampaio.

Diretor Executivo:

-Teo Ferrer de Mesquita (Frankfurt).

Comissários:

- Literatura: Nuno Júdice.

- Pavilhão: António de Campos Rosado.

- Exposições: Margarida Veiga.

- Espetáculos: Paulo Ferreira de Castro.

- Edição: Eduardo Moura.

- Finanças: Rui Serôdio.

Programação:

- Escritório de Frankfurt: Simone Buhler.

Literatura:

- Ray-Güde Mertin (Frankfurt).

- Ana Maria Pereirinha.

Pavilhão:

- Luísa Pacheco Marques (arquitetura do pavilhão de Portugal e do pavilhão de editores)

- Sandra Silva.

- Susana Neves.

Diretora de Publicações:

- Maria do Rosário Pedreira.

Exposições:

- Clara Gubernatis.

- Liliane Saldanha.

Espetáculos:

- Maria José Rino.

- Stella Cansado.

Edições:

- Helena Lopes.

- Dulce Reis.

- Diogo dos Santos.

Fotografia dos autores:

- Luísa Ferreira.

Imagem:

- A partir de polaroid de Daniel Blaufuks.

Designers gráficos:

- Luís Filipe Cunha.

- João Aleixo.

Cinema:

- Nuno Sena.

Comunicação e imprensa:

- Maria João Guardão.

- Gabriela Lourenço.

Logística:

- Ana Marta Araújo.

Secretariado:

- Ana Maria Craveiro.

- Marta Avelar.

Contabilidade:

- Isabel Costa.

Estafetas:

- Ricardo Quintas.

- Rui Gouveia.
Creation date
27/03/2009 00:00:00
Last modification
26/07/2018 14:27:08
Record not reviewed.