Sociedade Portuguesa de Escritores

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/SPE
Title type
Formal
Date range
1954 Date is certain to 1965 Date is certain
Dimension and support
14 cx., 1 mç., papel
Biography or history
A Sociedade Portuguesa de Escritores foi fundada em 1956, tendo sido os Estatutos aprovados por despacho ministerial em quatro de Julho do mesmo ano. Tinha como finalidade "promover, pelos meios ao seu alcance, a defesa da língua e da literatura portuguesas como património espiritual da nação". O primeiro presidente foi Aquilino Ribeiro seguindo-se Jaime Cortesão, Joaquim Paço d'Arcos, Ferreira de Castro e Jacinto Prado Coelho.

A Sociedade Portuguesa de Escritores fomentou várias actividades entre as quais se contam, cursos, conferências, encontros de escritores portugueses e estrangeiros e atribuição de prémios aos diferentes géneros literários (poesia, teatro, novelística e ensaio) e ainda prémios "revelação" para jovens escritores.

A Sociedade foi extinta em 1965 pelo Governo, devido à atribuição do prémio de novelística ao livro Luuanda de Luandino Vieira, escritor que devido à sua postura ideológica se encontrava em conflito com o governo vigente.

A iniciativa, por parte de vários escritores, para a reabertura desta Sociedade decorreu durante alguns anos, mas só em 1972 foi concedida a homologação da "Associação Portuguesa de Escritores" (escritura notarial em 1973) que sucedeu a Sociedade Portuguesa de Escritores.

Funcionou provisoriamente na Rua do Carmo e na Rua das Taipas, mas foi na Rua da Escola Politécnica nº 20 que teve a sua sede definitiva. Teve duas delegações, uma no Porto e outra em Coimbra.
Acquisition information
A documentação foi remetida à Torre do Tombo pela Provedoria da Casa Pia de Lisboa, em 6 de Fevereiro de 1975.
Scope and content
O fundo é constituído, marioritariamente, por trabalhos inéditos, alguns com vários exemplares, de diversos autores (romances, poemas, contos e peças de teatro), e alguns processos de concorrentes aos vários prémios atribuídos pela Sociedade Portuguesa de Escritores.

Inclui o livro de actas da Assembleia (este livro encontrava-se entre a documentação do fundo Serviços de Coordenação da Extinção da PIDE/DGS e Legião Portuguesa), um livro de presenças dos sócios na Assembleia Geral dos escritores portugueses com vista à organização da respectiva Sociedade, com data inicial de 1954, um livro de actas do júri do grande prémio de novela, poesia teatro e ensaio, documentos relativos à homenagem a Jaime Cortesão, regulamentos dos prémios literários, atribuição de bolsas de estudo, um parecer pedido por Garibaldino de Andrade sobre a sua participação num concurso literário promovido pela Câmara de Sá da Bandeira e exemplares da revista "Le droit d'auteur" referentes aos anos de 1957, 1958, e 1959.
Arrangement
Sequência numérica das unidades de instalação.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Sociedade Portuguesa de Escritores". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Ana Maria Lopes; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 312-314. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).
Publication notes
COSTA, Orlando - "Sociedade Portuguesa de Escritores/Associação Portuguesa de Escritores". In Dicionário da História do Estado Novo. Dir. Fernando Rosas; J. M. Brandão de Brito. Lisboa: Bertrand Ediotora, 1996. Vol. II, pp. 941-944.
REBELLO, Luíz Francisco - "Sociedade Portuguesa de Escritores". In Dicionário da História de Portugal. Coord. António Barreto; Maria Filomena Mónica. Lisboa: Livraria Figueirinhas, 2000. vol. IX, pp. 464-465.
Creation date
08/02/2008 00:00:00
Last modification
03/07/2013 14:13:57
Record not reviewed.