Available services

Alvará de mercê do príncipe regente D. João ao Marquês de Ponte de Lima, D. Tomás José Xavier de Lima Vasconcelos Brito Nogueira Teles da Silva de lhe confirmar a posse da terra chamada Beiral de Lima

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/C/03223
Title type
Formal
Date range
1801-03-10 Date is certain to 1801-03-10 Date is certain
Dimension and support
2 f.; papel
Extents
2 Folhas
Custodial history
Capilha com resumo do documento; no documento refere-se o número 77 para o qual ainda não foi possível encontrar correspondência.
Scope and content
A terra Beiral de Lima, doada a D. Leonel de Lima por D. Afonso V, "para todo sempre, para herdeiros e sucessores, asecendentes e descendentes, significa morgado, regulado pelas vocações expressas".
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 32, n.º 23
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Registo Geral de Mercês, D.Maria I, liv.30, f. 195; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Chancelaria Mor da Corte e Reino, liv. de Juros f. 146 v; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, inventário intitulado "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), mç 25, n.º 10: "alvará porque Sua Alteza houve por bem declarar que a terra chamada beiral de Lima ficaase entendendo enquanto se poder verificar em varão descendente não é necessário confirmação".
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": carta feita em Lisboa.
Creation date
13/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.