Colegiada de Santa Cruz da Ribeira de Santarém

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSCRS
Title type
Atribuído
Date range
1347 Date is certain to 1634 Date is certain
Dimension and support
1 mç.; perg., papel
Biography or history
Igreja colegiada do arcediagado de Santarém, pertenceu ao patriarcado de Lisboa.

Em 1320, era do padroado real. A vigararia era da apresentação de Santa Maria da Alcáçova.

Em 1851, a colegiada foi suprimida e extinta e a paróquia foi suprimida de facto e de direito, para todos os efeitos da administração paroquial, a Igreja de Santa Cruz da Ribeira foi conservada com todos os seus paramentos, alfaias, objectos, com a irmandade nela estabelecida que passou a fabriqueira da mesma igreja, mantendo-se a celebração do culto divino e das festividades que lhe competiam, por Provisão do cardeal patriarca de 29 de Agosto de 1851, Art.º 2.º, 12.º, 4.º e 8.º confirmada por Aviso Régio de 25 de Setembro de 1852.

A igreja pertence à diocese de Santarém desde 1975.
Custodial history
Todos os bens, e rendimentos pertencentes à paróquia e colegiada suprimidas foram aplicados ao Seminário Patriarcal de Santarém e incorporados na sua dotação e património, por Provisão do cardeal patriarca de 29 de Agosto de 1851, Art.º 13.º, na continuação do estabelecido em 1848, pela Lei de 16 de Junho, e Instrução de 17 de Setembro.

Os bens e rendimentos que por título próprio estavam aplicados à fábrica e guisamento da Igreja de Santa Cruz, foram entregues à irmandade fabriqueira, com os respectivos documentos, para procederem à respectiva administração, salvo os que tivessem interesse para o seminário patriarcal, ficando sob sua administração e conservados no respectivo seu cartório Art.º 21.º.

Os livros, títulos e restantes documentos foram confiados ao vigário geral de Santarém, enquanto não houvesse reitor no Seminário, pela mesma Provisão, Art.º 16.º, na sequência do estabelecido em 1849, pela Lei de 27 de Dezembro, Art.º 10º, que mandava guardar os documentos no Cartório do Seminário em Santarém.

Em 1862, os documentos anteriores a 1600, depositados no Seminário Patriarcal de Santarém, foram mandados transferir e incorporar no Arquivo da Torre do Tombo, pelo Decreto de 2 de Outubro, Art.º 2.º, da 2.ª Repartição da Direcção Geral dos Negócios Eclesiásticos do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, e pela Portaria do Ministério do Reino de 29 de Janeiro de 1864, sendo nomeado o oficial diplomático daquele Arquivo, Roberto Augusto da Costa Campos, para os coligir e receber. Estando os documentos misturados com os das restantes colegiadas, procedeu à sua ordenação e inventariação, coadjuvado por Rafael Eduardo de Azevedo Basto, amanuense da Torre do Tombo. A entrega dos documentos feita pelo secretário do Seminário Patriarcal, Carlos Joaquim Martinho Calderon, e a sua incorporação na Torre do Tombo ocorreram a 5 de Outubro de 1864, conforme atesta a relação assinada por Carlos Joaquim Martinho Calderon, Roberto Augusto da Costa Campos, Rafael Eduardo de Azevedo Basto.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.
Scope and content
Contém a composição sobre dízimos estabelecida entre as Igrejas de Santa Cruz e de Santa Maria de Almonte, uma apresentação de benefício, uma doação de paramento e alfaias religiosas, sentença sobre o limite das freguesias de Santa Cruz e de São Mateus, e sentenças relativas a bens e a dízimos, a carta do limite da Igreja de São Mateus, emprazamentos, testamentos e verbas de testamento, documentos relativos a capítulo de visitação, aos bens situados em Santarém e seu termo, e no Alentejo.

A documentação refere Álvaro Gonçalves, Estêvão Rodrigues, Antão Rodrigues, Catarina Peres, André João, Maria Anes, Pedro Oliveira, Pedro Afonso, Beatriz Figueira, Simão Pires, Diogo da Costa, Garcia Rodrigues.

Fundos Eclesiásticos; Diocesanos ; Lisboa - Santarém
Arrangement
Ordenação numérica das unidades de instalação (maço).
Access restrictions
Contém documentos retirados da consulta.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Inventário preliminar da Colegiada de Santa Cruz da Ribeira de Santarém, 1990.

Relação dos documentos pertencentes ao cartório da Colegiada de Santa Cruz de Santarém que, em virtude do Decreto de 2 de Outubro de 1862, e da Portaria do Ministério do Reino, de 29 de Janeiro de 1864, foram transferidos do Seminário Patriarcal de Santarém para o Arquivo da Torre do Tombo, em 18 de Agosto de 1864 (C 438).
Creation date
01/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:49