Colegiada de São Pedro de Torres Vedras

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSPTV
Title type
Atribuído
Date range
1285 Date is certain to 1851 Date is certain
Dimension and support
18 liv., 11 mç.; perg., papel
Biography or history
A Igreja colegiada de São Pedro de Torres Vedras pertenceu, sucessivamente, à diocese, arcebispado e patriarcado de Lisboa.

Em 1279, por carta de 16 de Março, a Igreja Colegiada de São Pedro de Torres Vedras foi doada ao Mosteiro de Alcobaça pela rainha D. Beatriz, viúva de Afonso III.

A colegiada tinha dez beneficiados, além do prior.

Em 1876, existiam duas freguesias independentes: Santa Maria do Castelo à qual estava anexa a de São Miguel e São Pedro à qual estava anexa a de Santiago.
Custodial history
Em 1848, pela lei de 16 de Junho, e Instrução de 17 de Setembro, os bens e rendimentos da Colegiada foram aplicados para manutenção do Seminário Patriarcal de Santarém.

Em 1913, a 21 de Agosto, a documentação foi enviada pela Inspecção Geral das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.

A descrição dos documentos foi feita a partir das descrições já existentes nos ID, ou do sumário patente no verso dos documentos.
Scope and content
Contém documentos régios, documentos pontifícios, nomeações, aniversários e capelas, públicas formas, instrumentos de propriedades rústicas e urbanas, mandados, atestações notariais e sentenças, foros e escambos.

A documentação refere o testamento de Bartolomeu Perestrelo, a festa da Purificação de Nossa Senhora, a capela de Domingos Vicente, a capela de Rebondalho e a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira.

A documentação refere também Rodrigo Anes, Gil Martins, Francisco Guilherme, João Fernandes, João Domingos, Diogo Afonso, Vasco Esteves, Constança Gonçalves, Vicente Domingues, Domingos de Carnide, Cristóvão Vaz, Martim Gil, Frei Mateus Pimenta, Francisco de Morais Amado, Manuel Ribeiro Valente, Bernardo da Fonseca Cordeiro, João de Sequeira, Maria Francisca Pereira João de Lima, João Gomes Alves Cardoso, João Neto, Catarina Maria, José Manuel Godinho Machado, João Pires, Leonardo Caiado, Teresa Luísa de Jesus, Domingas Faria, António Freire, Manuel de Azevedo Cabral, Lorença Camela, conde de Vimioso e Cristóvão Teixeira.

São mencionados bens situados em A-dos-Cunhados, Varatojo, Arruda, Quinta de Caria, Calçada, Dois Portos, Quinta do Carniçal, ponte de São Miguel, Alconde, Torregueira, Conquinha, Lunriceira, freguesia de Santiago, Casal do Repelão, Serra de Almofala, ribeira do Furadouro, Freiria, Covas, Vale de Cre, Corujeira, Charneca, Quinta do Arneiro, São Gião, Sobreiro Curvo, Zevereira, Portela do Ramalho, Outeiro.

Fundos Eclesiásticos; Diocesanos ; Lisboa - Torres Vedras
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional, em 1912 (L 283) f. 173 v.

Inventário dos documentos da Colegiada de São Pedro de Torres Vedras, 1973-1974 (L 494 A).

Inventário dos documentos da Colegiada de São Pedro de Torres Vedras. Suplemento. Junho-Agosto de 1986 (L 494 B).
Publication notes
RODRIGUES, Ana Maria S. A. - As colegiadas de Torres Vedras nos séculos XIV e XV. Didaskalia: Revista da Faculdade de Teologia de Lisboa. Dir. e ed. Joaquim de Oliveira Bragança. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, [1971]-[197?]. N.º XV (1985), p. 369-436. Acedido a 27-04-2016. Disponível em WWW:.
Creation date
01/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:51