Cabido da Sé de Viseu

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSVS
Title type
Atribuído
Date range
1118 Date is certain to 1578 Date is certain
Dimension and support
2 liv., 13 mç., 6 rolos; perg., papel
Biography or history
O cabido é um órgão consultivo encarregue de promover na igreja Catedral um culto mais solene e órgão de administração eclesiástica diocesana, que é erecto, inovado ou suprimido pela Santa Sé. As suas funções repartiam-se por: cantar diariamente no coro, a missa e as horas canónicas, desenvolver e apoiar uma escola de ensino em vários níveis, administrar os bens capitulares, assistir ao bispo quando celebra de pontifical, dar parecer ou consentimento em muitos actos da administração diocesana, substituir o bispo quando a Sé está vaga.

Em 1147, a Sé de Viseu foi restaurada e volta a ter bispo próprio, D. Odório.

No final do séc. XII, o bispo D. Nicolau dividiu os rendimentos da sé entre a mitra e cabido, constituído por 24 cónegos, e as dignidades de deão, chantre e tesoureiro.
Custodial history
Não é ainda conhecida a totalidade da história custodial deste fundo.

Em data ainda indeterminada, entre 1860 e 1864, José Manuel da Costa Basto trouxe vários códices do cartório do Governo Civil do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Leça, ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Grijó, ao Convento de São Francisco do Porto, ao Mosteiro de São Simão da Junqueira), do cartório do Governo Civil de Coimbra (pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), do cartório do Governo Civil de Viana (pertencentes ao Mosteiro de Santa Maria de Refóios de Lima), dos arquivos da Sé de Coimbra, e da Sé de Viseu, dos Mosteiros de Lorvão e de Arouca, e do arquivo da Colegiada de Guimarães. Entre os códices trazidos do Arquivo da Sé de Viseu encontravam-se os códices que recebeu«ram os nº.s 29 e 30 quando foram integrados na Colecção Costa Basto.

A documentação esteve integrada na designada Colecção Especial. Entre os anos de 1938 e 1990, sempre que possível e considerando a sua proveniência, a documentação foi reintegrada nos fundos, numa tentativa de reconstituição dos cartórios de origem. Estes documentos foram ordenados cronologicamente, constituídos maços com cerca de 40 documentos, aos quais foi dada uma numeração sequencial.

No final da década de 1990, foi abandonada a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.
Scope and content
As fontes de descrição disponíveis não oferecem a descrição dos documentos.

Alguns documentos têm selos.

Guia de Fundos Eclesiásticos; Diocesanos - Viseu
Arrangement
Documentação que aguarda tratamento arquivístico.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Inventário das Corporações Religiosas, desintegrado da antiga Colecção Especial (inclui a tabela de equivalência e a "Nota explicativa" da restituição dos documentos aos cartórios de origem, feita pela conservadora Maria Teresa Geraldes Barbosa Acabado), em 24 de Julho de 1978 (L 208).
Related material
Portugal, Arquivo Distrital de Viseu, Cabido da Sé de Viseu

Portugal, Museu Grão Vasco
Publication notes
"Documentos Medievais Portugueses". Lisboa : Academia Portuguesa de História, 1958- . 2 vol.; 38 cm. V. 1, t. 1: "Documentos Régios: documentos dos Condes Portucalenses e de D. Afonso Henriques A.D. 1095-1185. 1962.
COSTA, P. Avelino de Jesus da - "Álbum de Paleografia e Diplomática Portuguesas: estampas". 6.ª ed.. Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Instituto de Paleografia e Diplomática, 1997. N.º 60, 65.
"Monumentos de Escrita: 400 anos de História da Sé e da Cidade de Viseu (1230-1639): roteiro da exposição". Coord. científica Anísio Miguel de Sousa Saraiva. Viseu: Instituto dos Museus e da Conservação; Museu de Grão Vasco, 2007. ISBN 978-972-776-353-5.
VENTURA, Leontina; MATOS, João da Cunha - Diplomatário da Sé de Viseu (1078-1278). Coimbra: Instituto de Estudos Medievais; Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, 2010. ISBN 978-989-97066-0-6. Existente na Biblioteca da Torre do Tombo, 94(496), 26/11.
Creation date
4/1/2011 12:00:00 AM
Last modification
6/19/2014 11:02:36 AM