Mosteiro de São Domingos das Donas de Santarém

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MSDDS
Title type
Atribuído
Date range
1348 Date is certain to 1866 Date is certain
Dimension and support
21 liv., 2 mç.; perg., papel
Biography or history
O Mosteiro de São Domingos das Donas de Santarém era feminino, e pertencia à Ordem dos Pregadores (Dominicanos).

Cerca de 1240, este mosteiro teve origem numa experiência de reclusão feminina, iniciada em Santarém por Elvira Duranda. Esta, ao fazer-se reclusa, tomou voluntariamente o hábito de São Domingos e emparedou-se numa das várias celas que viriam a ocupar uma rua que ligava a ermida da Trindade ao convento de São Francisco. Tornando-se cada vez mais efectiva, a presença das emparedadas começou a não agradar aos vizinhos frades menores que, responsabilizando os dominicanos de Santarém por aquele movimento, lhes exigiram a retirada das reclusas para outra morada. Despoletou-se assim um conflito que, além das reclusas, franciscanos e dominicanos, veio a envolver o rei D. Afonso III (sentença de 1261) e o papa Urbano IV. As senhoras emparedadas acabaram por formar um encerramento comum, que teve como primeira prioresa eleita a religiosa Sancha Martins. Da vizinhança do convento de São Francisco, as reclusas mudaram-se para o sítio da Ermida de Santa Maria Madalena, local próximo da Porta de Mansos, que lhes foi doado pelos frades pregadores e onde vieram a construir o seu convento.

Em 1287, no Capítulo Geral de Bordéus, foram finalmente admitidas à Ordem dos Pregadores. Frei Gonçalo Origues foi incumbido pelo Capítulo Geral de receber a profissão das reclusas do novo convento e de estabelecer a observância da Regra.

Para dar início à nova comunidade, foram do convento de Chelas para Santarém duas religiosas, uma das quais (Maria Mendes de Ansião) foi confirmada, em 1290, primeira prioresa das donas dominicanas de Santarém, por Frei Gonçalo, religioso que governou as freiras sob a designação de prior. Clemente V veio a confirmar a integração da comunidade na Ordem dos Pregadores em 1305.

No "Catálogo de todas as igrejas, comendas e mosteiros que havia nos reinos de Portugal e Algarves, pelos anos de 1320 e 1321", o convento foi taxado em 120 libras, um dos valores mais baixo das casas religiosas pertencentes ao bispado de Lisboa.

Em 1513, em Agosto efectivou-se a reforma da comunidade, necessidade da qual já havia indícios a partir de meados do século XV, quando do convento de Jesus de Aveiro veio para o de Santarém um grupo de seis freiras reformadoras.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.

Em 1895, o mosteiro foi extinto por morte da última freira.

Localização / Freguesia: São Nicolau (Santarém, Santarém)
Custodial history
Em 1864, em 5 de Outubro, em virtude do Decreto de 2 de Outubro de 1862 e da Portaria do Ministério do Reino de 29 de Janeiro de 1864, os documentos pertencentes ao extinto Convento de São Domingos das Donas de Santarém foram transferidos do cartório da Direcção-Geral dos Próprios Nacionais para o Arquivo da Torre do Tombo, conforme atesta a relação assinada por Roberto Augusto da Costa Campos e Feliciano João Teixeira, e por Carlota Francisca de Matos, prioresa, Maria Emília Xavier Carneiro, escrivã. Foram transferidos os dois livros de registo contendo 229 documentos relativos a propriedades, parte do séc. XVI, parte de anos posteriores a 1600.

A documentação, que se encontrava na Biblioteca Nacional, enviada pela Inspecção das Bibliotecas e Arquivos para a Torre do Tombo em 1912.

Em 1990, sob orientação da Dr.ª Maria José Mexia Bigote Chorão, alguns documentos deste fundo foram nele integrados, depois de ter sido identificada a sua proveniência, e retirados da colecção Documentação de conventos por identificar, cx. 13, conforme apontamento existente na caixa.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas.
Scope and content
Contém documentos dos séculos XVI e XVII.

Contém cartas de emprazamento, de aforamento, de venda, composições, documentos relativos a dotes, à instituição de capelas, à renovação e venda de prazos, a medição de bens, sentenças, livros de cobrança, de receita, de notícias de capelas, de profissões, registo de capitais emprestados e de quitação, e de reconhecimento de foros.

A documentação refere o padre Nabo.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Pregadores; Feminino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - Ordem dos Pregadores - Mosteiro de São Domingos das Donas de Santarém: catálogo. [documento electrónico em linha]. Lisboa: ANTT, 2020. Acessível na Torre do Tombo, Instrumentos de descrição, L 768. Disponível no Sítio Web da Torre do Tombo em .

Inventário dos cartórios recolhidos da Biblioteca Nacional, em 1912 (L 283) f. 155 e v.º.

Relação dos documentos pertencentes ao cartório do Mosteiro de São Domingos das Donas de Santarém que, em virtude do Decreto de 2 de Outubro de 1862 e da Portaria do Ministério do Reino de 29 de Janeiro de 1864, foram transferidos para o Arquivo da Torre do Tombo, recebidos em Santarém, em 5 de Outubro de 1864, (L 286) f. 30-34.
Related material
Portugal, Arquivo Distrital de Santarém.

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2046 e 2047 , inv. n.º 145.
Publication notes
"Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento: guia histórico". Dir. Bernardo de Vasconcelos e Sousa. Lisboa: Livros Horizonte, 2005. ISBN 972-24-1433-X. p. 393
Creation date
06/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:54