Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Testamento velho

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MSML/B/45
Title type
Atribuído
Dimension and support
1 códice (339 f.; 416 x 310 x 127 mm); perg.
Custodial history
Em data ainda indeterminada, entre 1860 e 1864, José Manuel da Costa Basto trouxe vários códices do cartório do Governo Civil do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Leça, ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Grijó, ao Convento de São Francisco do Porto, ao Mosteiro de São Simão da Junqueira), do cartório do Governo Civil de Coimbra (pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), do cartório do Governo Civil de Viana (pertencentes ao Mosteiro de Santa Maria de Refóios de Lima), da Biblioteca Pública do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), dos arquivos das Sés de Coimbra, e Viseu, dos Mosteiros de Lorvão e de Arouca, e do arquivo da Colegiada de Guimarães. Entre os códices trazidos encontrava-se este códice que recebeu o n.º 25 quando foi integrado na Colecção Costa Basto.

Posteriormente, foi integrado no fundo respectivo, sendo-lhe atribuída a cota Ordem de Cister, Mosteiro de Lorvão, códice 45.

Até 2010 serviu de instrumento de descrição, a "Relação dos livros que José Manuel da Costa Basto trouxe dos cartórios dos Governos Civis do Porto, Coimbra, Viana, da Biblioteca Pública do Porto, das Sés de Coimbra e Viseu, e dos Mosteiros de Lorvão e Arouca" (C 284).
Scope and content
Na obra ‘O Arquivo da Torre do Tombo’ de Pedro de Azevedo e António Baião, este códice é apresentado nos seguintes termos:

«Testamento velho de Lorvão: É um fólio grande em pergaminho, regrado horizontalmente, escrito em 2 colunas, em caracteres góticos do século XIII. Pertenceu ao mosteiro de Lorvão e foi de lá recolhido pelo director aposentado do Real Arquivo, sr. José Manuel da Costa Basto. Tem nos princípios do livros, letras ricamente ornadas a ouro e a cores, algumas das quais cautelosamente resguardadas por pedaços de seda, presos no alto da página à semelhança de cortinas. O F por exemplo do princípio da epístola de São Jerónimo, que está na primeira página do códice, e cuja haste chega ao fundo da página, representa um escriba medieval: um monge sentado em frente de uma estante, com a pena de pato na mão direita e na esquerda a raspadeira, em atitude de quem traça caracteres numa folha de pergaminho que tem na frente. O brilho da folha de ouro que enquadra cada uma destas letras é simplesmente admirável. Os espaços iluminados representam em algumas letras, como é natural, passagens bíblicas, todavia é +ena faltarem-lhe no fim algumas folhas.»
Access restrictions
Documento sujeito a autorização para consulta e a horário restrito.
Physical location
Ordem de Cister, Mosteiro de Lorvão, códice 45

Previous location
Colecção Costa Bastos, n.º 25; CF 106
Language of the material
Latim
Alternative form available
Cópia em microfilme. Portugal, Torre do Tombo, mf. 179
Publication notes
AZEVEDO, Pedro A. de; BAIÃO, António - O Arquivo da Torre do Tombo: sua história, corpos que o compõem e organização. Lisboa: ANTT; Livros Horizonte, 1989. (Fac-Símile). Reprodução fac-similada da edição de 1905. p. 73-84.
CORREIA, Inês - A imagem como instrumento de identidade - A figuração de São Jerónimo no manuscrito bíblico ANTT, Lorvão 45. In: Medievalista [Em linha]. Nº11 (Janeiro – Junho 2012). Dir. José Mattoso. Lisboa: IEM. ISSN: 1646-740X Disponível em: http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/.
Creation date
11/03/2010 00:00:00
Last modification
11/01/2024 14:30:53