Hospital de Rilhafoles/Hospital Miguel Bombarda

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/TT/HSJ-ZHRL
Title type
Formal
Date range
1857 Date is certain to 1957 Date is certain
Dimension and support
54 liv.; papel
Extents
54 Livros
Biography or history


Em 15 de Novembro de 1849 foi nomeado director do Hospital de Rilhafoles o Dr. Francisco Martins Pulido, que apresenta o seu primeiro relatório ao enfermeiro mor do Hospital de São José e anexos em 2 de Janeiro de 1852.

Até finais de 1848 os alienados eram internados em São José, altura em que foram transferidos para o antigo convento de Rilhafoles. Fizeram-se obras de adaptação e em Janeiro de 1850 os alienados que ainda estavam internados em São José foram também transferidos para o novo hospital, anexo ao de São José.

O hospital era constituído por três secções:

1ª secção - Serviços Gerais: Capela, habitação do director, habitação do fiel da fazenda, cozinha, refeitório, despensa, casa de escrituração, quartos dos porteiros e quartos dos moços.

2ª secção - Serviço da 1ª divisão sexual (homens)-1ª subdivisão: pensionistas de 1ª, 2ª e 3ª classes,-2ª subdivisão: alienados indigentes e pensionistas de 4ª classe, tranquilos e limpos,-3ª subdivisão: alienados indigentes e pensionistas de 4ª classe, agitados,-4ª subdivisão: alienados indigentes e pensionistas de 4ª classe, imundos,-5ª subdivisão: alienados afectados de doenças acidentais.

3ª secção - Serviço da 2ª divisão sexual (mulheres)-1ª subdivisão: pensionistas de 1ª, 2ª e 3ª classes e oficina de alfaiate,-2ª subdivisão: alienados indigentes e pensionistas de 4ª classe, tranquilos e limpos, refeitório das mulheres e casa da costura,-3ª subdivisão: alienados indigentes e pensionistas de 4ª classe, agitados,-4ª subdivisão: alienados indigentes e pensionistas de 4ª classe, imundos,-5ª subdivisão: alienados afectados de doenças acidentais.

Os medicamentos eram preparados na botica de São José enviados a este hospital, no qual apenas havia um pequeno depósito com medicamentos a serem ministrados com urgência.

O pessoal a prestar serviço pertencia ao quadro do hospital de São José, uma vez que Rilhafoles, administrativamente estava anexo àquele.

Language of the material
Português
Publication notes
Decreto de 7 de Maio de 1851
PULIDO, Francisco Martins, médico director do hospital - Relatório sobre a organização do Hospital de Alienados em Rilhafoles e os resultados administrativos e clínicos no anno de 1850, e três trimestres de 1851, Lisboa, Imprensa Nacional, 1851.
Creation date
06/11/2009 00:00:00
Last modification
28/04/2023 15:42:29