Available services

Maço 12

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0012
Title type
Formal
Date range
1543 Date is certain to 1818 Date is certain
Dimension and support
109 doc. (183 f., 7 f. em branco); papel
Custodial history
A documentação deste maço apresenta-se separada em capilhas que podem conter documentos simples, ou documentos compostos ou macetes, como resultado de procedimentos seguidos ao longo do tempo.

Em 2009, perante a desorganização encontrada dentro desta unidade de instalação, os documentos foram separados e acondicionados em capilhas, tendo sido numeradas sequencialmente, tal como o foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original), de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.

Trabalho desenvolvido por Anabela Antunes (Torre do Tombo) e descrição elaborada por Maria Filomena Carvalho (Torre do Tombo).
Scope and content
Contém um apontamento relativo à apresentação de religiosas, residentes no Convento de Ferreira, da Trindade, entre outros, certidão de baptismo de Ana Maria, filha de André Cochet, correspondência trocada com o Brasil, sobre denúncias (feitiçaria, e outros), acerca do auto contra João Gonçalves, de Bragança (da Inquisição de Coimbra), de Luanda (Angola), bem como para Francisco Dias, e requerimento do padre André Neto, da vila de Buarcos, condenado em auto da fé, residente em Angola.

Integra correspondência do inquisidor geral de Espanha, dirigida ao inquisidor geral de Portugal, o cardeal da Cunha, e também das Inquisições de Santiago, de Llerena (Espanha).

Contempla uma carta de sentença, pauta dos familiares do número dos 20, lista de diligências remetida do Brasil, acórdão de ida a penitência pertencente aos autos de uma ré (1543), requerimento, inquirições de testemunhas (sobre Joaquim José Ribeiro, José Barbosa de Oliveira, e outras feitas na vila de Montemor-o-Velho), lista de religiosos aptos para servirem o Santo Ofício, formulário de uma escritura de trespasse.

Contém ainda, a carta dirigida ao padre frei Afonso dos Prazeres, missionário apostólico do Seminário de Varatojo, de D. Filipe Mascarenhas para o rei a propósito do comércio, entre outros, para Bernardo de Figueiroa Barbuda e Seixas, para e do abade e familiar do Santo Ofício, António Domingues Salgado, em Vilar de Ossos, bem como certidões (do prior Diogo Correia e Andrade, de publicação de edital, em Famalicão, entre outros).

Contempla a representação sobre uma morada de casas nobres e grandes que pertenceram ao falecido deão da cidade da Baía (Brasil) e que podiam servir para o estabelecimento do Santo Ofício.

Integra a carta de S. Eminência dirigida ao bispo do Porto, D. Tomás de Almeida, e do conde de Balazote (Madrid), exposição de um caso de um sentenciado e pedido de respostas jurídicas e parecer, índice alfabético de nomes de pessoas, cópia da carta da "determinação de Carlos V e reformação do exercício do Santo Ofício", informação sobre o preso Domingos Viegas, mestre de dança, carta de João da Costa Andrade, bem como uma carta monitória do cardeal da Cunha a respeito da Bula do papa Clemente XI, de 1713, proibindo a leitura de um livro, em idioma francês, intitulado "Le Noveau Testament en Français avec des Reflexiones morales sur chaque verset…", Paris, 1699.

Compreende requerimentos (remetido do Brasil e de Jacob, irlandês), inquirição e lista de testemunhas, entre outros.

Contém documentação relativa ao Conselho Geral: requerimento para impressão e despacho, requerimento de Miguel Manuel da Costa, dirigido à rainha para obter licença de impressão do passaporte.

Reúne documentação relativa à Inquisição de Coimbra: correspondência sobre denúncias, lista de ministros ordinários, lista nominal para Coimbra, cópia de requerimento e genealogia, correspondência (do padre Manuel de Andrade, sobre a despesa do auto da fé de 1742, de e para Manuel Simões, entre outros), testemunho relativo a Leonor Nunes, denúncia contra João de Brito, contra o cónego da Colegiada de Santo Estêvão, termo de juramento de escrivão, e informação dirigida ao rei.

Inclui a inquirição de testemunhas feita por frei Martinho, religioso da Ordem de São Francisco, da Província da Piedade e guardião do Mosteiro do Bom Jesus de Barcelos, comissionado pelo doutor Sebastião Vaz, inquisidor de Coimbra (1581-1582).

Contempla certidões, consultas, representação, carta do bispo de Targa e Lamego, D. Francisco Soto-Maior a nomear Manuel Ferreira a tonsura e quatro ordens menores (selo de chapa), habilitação "de genere".

Reúne documentação da Inquisição de Évora: requerimentos, correspondência, termo de nomeação de um tesoureiro mandado incluir no auto de contas.

Inclui documentos de receita e despesa de várias Inquisições: recibo, rendimento do terço da prebenda da Sé do Porto, do tesoureiro Francisco Coelho Soares (Coimbra), entre outros.





Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 12
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português, latim e espanhol
Type of container
Outro
Creation date
17/12/2009 00:00:00
Last modification
19/01/2022 08:53:48