Available services

Maço 19

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0019
Title type
Formal
Date range
1542 Date is certain to 1786 Date is certain
Dimension and support
111 doc. e mct. (300 f., 21 f. em branco); papel
Custodial history
A documentação deste maço apresenta-se separada em capilhas que podem conter ou documentos simples, ou documentos compostos ou macetes, como resultado de procedimentos seguidos ao longo do tempo. Em 2010, mantendo a exacta ordem encontrada dentro desta unidade de instalação, as capilhas foram numeradas sequencialmente, tal como o foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original), de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.



Neste maço predominam os documentos patentemente incompletos.
Scope and content
Apresenta uma miscelânea de assuntos (embora com ênfase em matérias pertinentes a receita e despesa) e contém, entre outras tipologias documentais: contabilidade, correspondência, denúncias, pareceres, recibos e requerimentos.



Todo o conteúdo deste maço, essencialmente constituído por documentação avulsa e fragmentada - e em grande parte sem apresentar data alguma, não oferece indícios suficientes para determinar quais foram as respectivas Inquisições produtoras ou acumuladoras.



De entre os vários documentos disponíveis, convirá destacar os de n.º 27 até n.º 36, todos eles concernentes a correspondência ou a contabilidade, inscritos com numeração sequencial rubricada, a indicar antiga integração num conjunto maior, mas hoje desfeito. Importa ainda referir o nº 42, constituído por dois fólios soltos de um culpeiro escrito em castelhano e datado de 1623, bem como o nº 69, uma denúncia sem data, sobre circulação de obras literárias proibidas, a começar por uma determinada “Carta herética” de Bocage.

Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 19
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português, castelhano e latim
Type of container
Maço
Notes
Nota ao elemento de informação "Dimensão e suporte": em cada uma das capilhas existentes neste maço, foi apontada a quantidade de fólios que ela contém.
Creation date
05/02/2010 00:00:00
Last modification
11/03/2020 09:51:15