Available services

Maço 35

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0035
Title type
Formal
Date range
1590 Date is certain to 1819 Date is certain
Dimension and support
82 doc. (226 f.); papel
Custodial history
Em 2010, perante a desorganização encontrada dentro desta unidade de instalação, em virtude da documentação não se apresentar separada em capilhas, os documentos foram separados e acondicionados, tendo as capilhas sido numeradas sequencialmente - que podem conter documentos simples, ou documentos compostos ou macetes - tal como foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original) de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.

Este trabalho foi desenvolvido por Maria Filomena Carvalho (Torre do Tombo).

Scope and content
Contém documentação pertencente ao Conselho Geral, à Inquisição de Lisboa, de Coimbra, de Évora, do Brasil e de Goa.



Contempla procurações em pública-forma, lista de pessoas, remetida para a Inquisição de Coimbra e de Évora, correspondência expedida da Inquisição de Lisboa, certidão médica, requerimento de Maria Teresa, natural da Guarda e moradora em Santarém e certidão do rol dos confessados.



Inclui pareceres enviados ao Conselho Geral sobre diversos requerimentos:

- dos inquisidores de Lisboa acerca do pedido de D. Fernando de Sousa Coutinho Castelo Branco, conde do Redondo, a fim de ler livros proibidos, em conformidade com a licença obtida e apresentada do papa Clemente XIII, incluindo despacho régio (1759).

- do padre Caetano Gonçalves Galhardo, presbítero secular do bispado de Bragança, residente em Lisboa, para ler livros proibidos.

- dos inquisidores de Évora sobre o pedido de Manuel Pegado de Castro, meio cristão-novo (1674), e também relativo a D. Mariana de Lima, casada com Francisco Botelho de Brito, moradora em Faro, a solicitar a retirada do hábito penitencial perpétuo.

- dos inquisidores de Coimbra sobre as petições de António Zuzarte Palha, Domingos Luís, Maria Ribeira (filha de Manuel Gomes), frei José de Jesus Maria (religioso de São Francisco da Província dos Algarves).

- de frei João do Bom Jesus, penitenciado, de João Pires Roriz, do padre Manuel de Araújo e Faria, natural de Braga, assistente na vila de Barcelos, de Ana Maria Ferreira, de Catarina Luísa, natural da vila de Loulé, degredada pelo crime de bigamia.

- de António Machado, filho de Pedro Dultra.

- dos inquisidores de Coimbra sobre o pedido do padre Luís Marques Dias e despacho de comutação de degredo, entre outros.



Contém o traslado do testemunho do padre Manuel de Abreu, clérigo de Epístola, dado na Mesa do Santo Ofício, em Faro, bem como a informação e depoimentos sobre o alcaide dos cárceres da Inquisição de Lisboa, inquirições do Fisco de Coimbra, e ainda, lista de culpas.



Reúne correspondência expedida da Inquisição de Coimbra, de Évora, informação do Fisco de Lisboa, nomeadamente do desembargador Francisco Álvares da Silva, de Francisco Correia, sargento-mor e parecer do juiz do Fisco de Évora.



Compreende o requerimento de João Rodrigues Chaves, familiar do Santo Ofício, superintendente das armas e fábrica de Barcarena, bem como de Eusébio José do Vale, a candidatar-se ao lugar de solicitador da Inquisição de Lisboa (1781).



Integra a representação dos inquisidores a Sua Alteza Real sobre ministros e oficiais (1811), bem como o memorial entregue pelo marquês de Penalva a favor do seu afilhado Tomás de Freitas Almeida e Aguiar, bacharel formado nos Sagrados cânones e freire conventual da Ordem de Avis, para o cargo de deputado na inquisição de Coimbra (inclui um excerto do Decreto de admissão embora não fosse licenciado).



Inclui o parecer dos inquisidores de Évora sobre diligências efectuadas sobre a noiva do familiar do Santo Ofício, José Pedro Mascarenhas da Gama (1774), e o requerimento de Pantaleão Álvares Vieira, familiar do Santo Ofício, do Porto, a fim do seu filho Luís Álvares Pacheco ser comissário.



Contém a carta de Jerónimo [Chaves] dirigida ao secretário do Conselho, acerca da fidelidade do padre José Coelho – licenciado em Coimbra e aprovado para as igrejas do padroado, provido em um canonicato de Viseu – que o acompanhou na sua deslocação a Roma, para tratar de assuntos confidenciais relativos ao Santo Ofício.



Integra as justificações de José da Costa e Pedro Rodrigues [Alves].



Contém a lista de diligências do bispado do Rio de Janeiro, e correspondência de Luís de Mendonça, em Belém do Pará.



Inclui o requerimento de frei Manuel de São Joaquim, da Ordem dos Pregadores, em Goa (1806).



Integra a certidão de Luis Sanchez Garcia, secretário do Conselho de Sua Majestade da Santa Inquisição em Madrid, relativamente a "Que los officiales de la Inquisicion de Castilla no pagan alcabala" (1628 - tributo ou imposto que se pagava ao Fisco).



Contém correspondência sobre a cobrança de pensões das Mitras de Lamego, Pinhel e Bragança (1819), lista de diligências.



Inclui a despesa do tesoureiro Manuel Rodrigues Ramos, ordem para o escrivão tomar contas da pensão dos padres vicentes, e dos quartéis para a despesa dos cárceres, contas do despenseiro, requerimento do andador de São Pedro de Arbués e recibo, certidão do promotor da Inquisição de Coimbra das custas dos processos de 1755 a 1759, entre outros, recibos de despesa do tesoureiro João Correia Xavier.



Reúne o requerimento de Lourenço Morganti, a solicitar licença para imprimir o livro intitulado "Recreação Proveitosa" e pareceres dos qualificadores frei Manuel da Piedade, no Convento de Francisco de Lisboa, bem como de frei João Pereira, entre outros.



Inclui o requerimento de Domingos Carneiro, livreiro, e parecer (1675).



Contém correspondência sobre o rol de livros cujo herdeiro do desembargador Manuel Dias Torres, natural da Guarda, pretende vender.



Contém a folha de rosto relativa ao processo-crime de Manuel Rodrigues Preto, do ano de 1671 (código de referência: PT/TT/TSO-IL/028/11858).

Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 35
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português, latim, italiano e espanhol
Type of container
Outro
Creation date
24/02/2011 00:00:00
Last modification
09/08/2021 16:04:07