Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Breve "Exponi nobis nuper fecit" do papa Clemente X, pelo qual se aprovou e confirmou a bula conventual do grão-mestre e convento de Malta, por que foi concedida ao príncipe D. Pedro, depois rei de Portugal, a faculdade de poder nomear o priorado do Crato, quando vagasse, em qualquer seu filho ou outra pessoa que quizesse

Description level
File File
Reference code
PT/TT/GAV/6/1/7
Title type
Formal
Date range
1674-03-16 Date is certain to 1675-09-05 Date is certain
Descriptive dates
Malta, Roma
Dimension and support
2 doc.; perg., papel
Scope and content
O Breve continua: com declaração de que, não tendo a idade competente, lhe nomearia juntamente um administrador, que seria um dos Maltezes (membros de Malta) de Portugal. Tem junto a "Concessão do grão-mestre para o breve de Clemente X, dada em Malta, a 16 de março de 1674" onde se encontra trasladada a carta do príncipe D. Pedro solicitando a Frei D. Nicolau Cotoner, Grão Mestre da Casa do Hospital de São João de Jerusalém, da Ordem do Santo Sepulcro, que após a morte de D. João de Sousa, Prior do Crato em funções, pudesse nomear um dos seus filhos para lhe suceder. Menciona António Correia de Sousa, embaixador do Grão Mestre. Outra forma do nome: Frei Nicolás Cotoner [e de Oleza].
Physical location
Gavetas, Gav. 6, mç. 1, n.º 7
Language of the material
Latim, Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 67v-68.
Related material
Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 9, f. 213 v. e 216 v.
Publication notes
ABRANCHES, Joaquim dos Santos - Fontes do direito ecclesiastico portuguez: summa do bullário portuguez. Coimbra: F. França Amado, 1895. V. 1: Summa do bullario portuguez. Entrada n.º 1304, p. 179. Disponível em ABRANCHES Joaquim dos Santos Fontes Direito Eclesiastico Bulas.pdf.
Creation date
14/10/2010 00:00:00
Last modification
22/02/2021 12:18:36