Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Bula "Redemptor Noster Dominus Iesus Christus" do papa Leão X pela qual concedera ao rei D. Manuel I licença para separar e desanexar dos mosteiros, priorados e igrejas paroquiais de Portugal, vinte mil cruzados de renda anual para erigir comendas da Ordem de Cristo

Description level
File File
Reference code
PT/TT/GAV/7/2/10
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[post. 1515-04-02]
Dimension and support
1 doc. (15 f.); papel
Scope and content
Tem junta outra bula "Ad ea ex iniuncti", passada em nome de António Puccio, inserta num processo executorial, pela qual se separara e desanexara de certas igrejas paroquiais quantia que, com o que se tinha separado dos mosteiros, perfizesse os vinte mil cruzados concedidos na bula anterior. Dada em Lisboa.

Trata-se de um traslado não autêntico contendo a Bula “Redemptor Noster Dominus Jesus Christus” Papa Leão X pela qual concedeu ao rei D. Manuel licença para separar e desanexar dos mosteiros, priorados e igrejas paroquiais do seu Reino, vinte mil cruzados de renda anual para erigir comendas da Ordem de Cristo, à qual se acha junta outra Bula “Ad ea ex injuncto”, passada em nome de Antonio Puccio, inserta em um processo executorial por que separou e desanexou das igrejas paroquiais nele declaradas as porções em cada uma expressadas, para que juntamente com o que se havia desanexado dos mosteiros se prefizessem os vinte mil cruzados que pela Bula aqui junta foram concedidos para comendas da Ordem de Cristo.

Primeira bula é de Roma, 29 de abril de 1514. Segue-se o Transunto público de António Puccio subdecano da Igreja de Florença, dirigido ao rei D. Manuel, com poderes de Legado de Latere, Núncio, datado de Lisboa, 1515-03-31 a 1515-04-02.
Physical location
Gavetas, Gav. 7, mç. 2, n.º 10
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 186.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 14, n.º 31. Portugal, Torre do Tombo, Gav. 7, mç. 2, n.º 11. Portugal, Torre do Tombo, Gav. 7, mç. 4, n.º 10. Portugal, Torre do Tombo, Gav. 7, mç. 8, n.º 7.

Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 10, f. 124.
Notes
Documento mencionado na obra publicada por ABRANCHES, Joaquim dos Santos - Fontes do direito ecclesiastico portuguez: summa do bullário portuguez. Coimbra: F. França Amado, 1895. V. 1: Summa do bullario portuguez. Existente na Torre do Tombo, Biblioteca SV 796. Entrada n.º 431, p. 65-66, nota 1.
Creation date
15/10/2010 00:00:00
Last modification
16/08/2021 12:50:38