Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Bula "Regimini Militantis Ecclesiae meritis" do papa Júlio III pela qual, a pedido do rei D. João III, tirou e separou do prior do convento de Tomar a jurisdição que este tinha em todas as coisas pertencentes à Ordem de Cristo, deixando-lhe somente o governo dos conventos

Description level
File File
Reference code
PT/TT/GAV/7/4/1
Title type
Atribuído
Date range
1554-04-16 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Roma
Dimension and support
1 doc.; perg.
Custodial history
No verso do documento encontra-se registado, o resumo transposto para o inventário de Manuel da Maia, Guarda Mor da Torre do Tombo, assim como a seguinte remissiva [da mão de Francisco Nunes Franklin, Oficial Maior da Torre do Tombo] "Vide maço 6 de Bulas, n.º 24".
Scope and content
Do resumo se tira: "[...] e mandou, que a tal jurisdição assim separada se conferisse em uma pessoa constituída em dignidade, que o Rei elegeria a seu beneplácito, e poderia remover quando lhe parecesse; a qual pessoa poderia diminuir, acrescentar, tirar, renovar, e ainda fazer de novo quaisquer estatutos, não sendo contrários aos sagrados cânones. Trata-se do Instrumento público da Bula passado pelo notário da Cúria Romana. Tem vestígio de selo pendente (apenas a perfuração do suporte).
Physical location
Gavetas, Gav. 7, mç. 4, n.º 1
Language of the material
Latim
Physical characteristics and technical requirements
Manchas de coloração variável.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 155v-156.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 6, n.º 24.

Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 10, f. 172.
Publication notes
ABRANCHES, Joaquim dos Santos - Fontes do direito ecclesiastico portuguez: summa do bullário portuguez. Coimbra: F. França Amado, 1895. V. 1: Summa do bullario portuguez. Entrada n.º 1025, p. 140.
Creation date
18/10/2010 00:00:00
Last modification
27/12/2021 13:01:58