Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Bula "Ad fidei constantiam" do papa Paulo III pela qual dava licença a D. João III para tirar das comendas que tinham sido erigidas por Leão X a igreja de São Lourenço de Reigoso

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/GAV/7/4/4
Title type
Atribuído
Date range
1539-04-25 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Tusculi (Frascati)
Dimension and support
1 doc.; perg.
Custodial history
No verso estão registados dois resumos. Um deles foi passado com a mesma letra para o inventário de Manuel da Maia, Guarda Mor da Torre do Tombo.
Scope and content
O primeiro resumo diz: “Bula per que o Papa Paulo III deu licença a[o] rei D. João III para em lugar da Igreja de Santa Marinha de Vilar de Porcos que foi metida nas comendas novas de Cristo, nomear para a dita Ordem outra qualquer igreja paroquial”.

No resumo transcrito no inventário está registado: Bula do papa Paulo III "Ad fidei constantiam" pela qual deu licença ao rei D. João III para tirar das comendas que foram erigidas por Leão X a igreja de São Lourenço de Reigoso, e nomear, em vez dela, outra igreja de igual rendimento. Tem selo de chumbo pendente por trancelim de fios amarelos e encarnados.
Physical location
Gavetas, Gav. 7, mç. 4, n.º 4
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 238v-239.
Related material
Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 10, f. 182.
Publication notes
ABRANCHES, Joaquim dos Santos - Fontes do direito ecclesiastico portuguez: summa do bullário portuguez. Coimbra: F. França Amado, 1895. V. 1: Summa do bullario portuguez. Entrada n.º 843, p. 117.
Creation date
18/10/2010 00:00:00
Last modification
26/02/2021 14:57:26