Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Breve "Exponi nobis nuper" do papa Leão X, pelo qual concedia licença ao rei D. Manuel I para poder tirar das comendas quaisquer mosteiros, priorados e igrejas paroquiais que tivessem sido indicadas pelo núncio António Puccio

Description level
File File
Reference code
PT/TT/GAV/7/13/2
Title type
Formal
Date range
1517-06-08 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Lisboa
Dimension and support
1 doc. (2 f.); perg.
Custodial history
No verso está escrito: "Não se acha copeada". "Trasladada e concertada". Resumo de Manuel da Maia, Guarda Mor da Torre do Tombo, transposto para o inventário.
Scope and content
Breve dirigido ao Bispo do Funchal, datado de Roma, 28 de Abril de 1516, inserto em um Público instrumento de processo executorial de que foi juiz o citado Bispo, e notário apostólico, Marcos Estêvão, Bispo de Évora e Capelão do Rei pelo qual tirou das comendas o mosteiro de Vandoma [Santa Eulália de] e outras igrejas. Do citado resumo acrescenta-se o seguinte: "[...] e as Igrejas de Santa Marinha de Zêzere, São Tiago de Bustosa, São Tiago de Mirandela, Santa Maria de Alvito, e Santa Maria de Alter do Chão, e em lugar delas aplicou e apropriou as mesmas comendas às Igrejas de Santa Maria de Castraroupar, Santa Maria d'Alfiens, Santa Maria de Riba de Basto, São Cristóvão de Nogueira, São Cristóvão de Anreade, São Cosmado da Maia, que eram de igual valor. Outra forma do nome: Mosteiro de Bandoma.
Physical location
Gavetas, Gav. 7, mç. 13, n.º 2
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 168.
Related material
Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 11, f. 212.
Publication notes
ABRANCHES, Joaquim dos Santos - Fontes do direito ecclesiastico portuguez: summa do bullário portuguez. Coimbra: F. França Amado, 1895. V. 1: Summa do bullario portuguez. Existente na Torre do Tombo, Biblioteca SV 796. Entrada n.º 504, p. 75.
Creation date
20/10/2010 00:00:00
Last modification
16/08/2021 12:50:38