Atividades de âmbito pessoal e familiar

Description level
Section Section
Reference code
PT/TT/AS/B
Title type
Atribuído
Date range
1883-07-08 Date is certain to 1938-12 Date is certain
Dimension and support
783 doc. fotográficos (negativos e positivos; vidro, película e papel; p/b e cor; 35 mm, 4,5x10,5 cm, 6x9 cm, 9x12 cm e 13x18 cm, entre outros formatos)
Scope and content
Imagens de caráter essencialmente privado, cujo volume e extensão cronológica contribuem para que se avalie a importância da dimensão familiar na vida de Antero de Seabra.



As duas séries subordinadas a este nível arquivístico diferem entre si graças a uma subtil alteração de enfoques. Assim, se a primeira contém bastantes retratos (no sentido técnico de “portraits”), com a inerente artificialidade da pose em estúdio, conforme tal tipo de fotografia requer dos retratados, contém igualmente cenas em ambiente residencial ou de proximidade doméstica, com a sua intimidade característica. A segunda série, por sua vez, é francamente dedicada aos mais diversificados espaços de férias e lazer, razão porque a ênfase tende a recair sobre atividades de entretenimento e descontração.



De qualquer forma, importa novamente ressalvar que aqui, tal como sucede na secção precedente, a fronteira entre as séries é mais aparente do que real, na medida em que foram mantidos os grupos de fotografias que, produzidas num determinado momento, podem incluir cenas bastante deslocadas da temática na qual ficaram inseridas. Assim, se na primeira série comparecem dois recantos solitários de jardim, é porque não teria cabimento privá-los do contexto a que pertencem, mesmo que pessoas figurem nas restantes imagens desse mesmo ambiente. Na segunda série, também como simples exemplo, consta um retrato de Antero de Seabra, mas que por o situar em frente do Palácio Nacional da Pena, em Sintra, fazia mais sentido permanecer num conjunto que abarca frequentes visitas a pontos turísticos.
Arrangement
A documentação está organizada por duas séries temáticas: Retratos de família, e Viagens de lazer e outros tempos livres.
Language of the material
Português
Creation date
25/08/2011 09:39:05
Last modification
02/01/2012 09:01:36