Available services

Inventário de extinção do Convento de Santa Maria de Aguiar

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00003
Title type
Atribuído
Date range
1833-06-09 Date is certain to 1837-09-06 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
Contém o inventário geral de todos os bens do extinto Convento de Santa Maria de Aguiar, da Ordem de São Bernardo, extramuros da vila de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda.

A 17 de Junho de 1834, o padre Jacinto Monteiro, abade da Igreja de Almofala foi encarregue pelo padre presidente da Sala abacial do Convento frei Luís de Vasconcelos, de proceder ao inventário de bens imóveis e móveis do dito Convento, e António Pereira de Campos, escrivão, nomeado pelo Dr. João Bernardo da S. Falcão, juiz de fora interino, da vila de Castelo Rodrigo.

Inclui o inventário e avaliação de objectos sagrados, alguns de ouro e prata (da Igreja e da casa), imagens, paramentos, alfaias, e de objectos não sagrados, bem como de livros, e mobiliário.

Integra o inventário e avaliação do edifício e seus anexos, prédios rústicos, urbanos e do seu recheio - Quintas da Torre, da Granja, entre outros - em várias localidades, foros, entre outros.

Compreende os autos de divisão das Quintas da Granja, dos Cantos, da Torre, entre outros, e ainda, o auto de posse dos bens pertencentes à ex-comenda de Santa Maria de Aguiar, no lugar de Azinhal, concelho de Castelo Mendo.

De acordo com uma informação inserta neste maço: "Nos apensos do Inventário de São Vicente n.º 200, encontra-se um do concelho de Castelo Mendo que trata dos bens pertencentes ao Mosteiro de Santa Maria de Aguiar da Cerdeira".
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Santa Maria de Aguiar, cx. 2191
Original numbering
IV-D-1(3), N.º 3, mç. 1
Language of the material
Português
Creation date
29/08/2011 11:05:54
Last modification
11/07/2016 13:29:38