Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Azóia

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00040
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to 1836 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens imóveis e móveis do Convento da Ordem de São Francisco da Província da Arrábida, em Santa Iria, termo de Lisboa.

A 24 de Outubro de 1834, o juiz Pedaneo Domingos de Andrade, o padre Joaquim de Santa Ana, o padre frei José da Expectação, António Libano Vasconcelos, escrivão, procederam à inventariação dos bens

Integra a descrição da Igreja e sacristia, coro, livraria, dormitório, despensa, cozinha e refeitório, casa do capítulo, alpendre do Convento.

Contempla o termo de declaração do inventariante padre frei José da Expectação em que descreve as peças – algumas de prata – que foram retiradas do Convento, por ocasião da entrada das tropas comandadas pelo general duque da Terceira, na capital, pelo guardião frei António de Santa Genoveva, pregador, que pertencia a outra facção política.

Inclui os autos de posse (1835) e avaliação dos prédios rústicos e urbanos, e mais objectos.

Os títulos do padroado foram entregues ao marquês de Belas (padroeiro) a seu pedido, antes da inventariação, conforme declaração do inventariante, tendo a Casa de Zagalos e Melo seu jazigo na sacristia do Convento, feito a expensas da mesma. Relativamente aos pagamentos efectuados pela Casa encontram-se em um título no arquivo, que ficou em um caixote na mão do padre José da Expectação (inventariante).

Compreende o auto de retificação de posse do edíficio do Convento, arrendamento da cerca, entre outros.

O Convento estava edificado em terrenos do Morgado de Castelo Branco (conde de Pombeiro) que foram arrendados pelo donatário a António Dias de Sousa, morador em Sacavém.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Conceição de Azóia, cx. 2197
Original numbering
IV-D-6 (4), n.º 40
Language of the material
Português
Creation date
20/10/2011 13:38:45
Last modification
05/06/2020 09:43:55