Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Boa-Hora de Belém

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00050
Title type
Atribuído
Date range
1833 Date is certain to 1835 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento de Lisboa, dos religiosos Reformados de Santo Agostinho (Descalços).

A 7 de Desembro de 1833, José da Silva Mendes, escrivão, o juiz comissário Felix Joaquim da Silva Ribeiro, coadjutor da Paróquia de Nossa Senhora da Encarnação, foram encarregues de procederem à inventariação dos bens.

Integra o termo de declaração de frei Manuel da Anunciação sobre o números dos religiosos moradores no Convento de Belém, e da descrição e avaliação do dito edifício e anexos.

Contempla a descrição dos objecto de culto, paramentos, utensílios de metal, entre outros.

A Igreja, tabernáculo, imagens e utensílios foram entregues pelo juiz comissário ao prior da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, em 18 de Dezembro de 1833.

Inclui a descrição da livraria, bem como dos objectos do comum e cozinha, dos prédios rústicos e urbanos - propriedade de casas com dois andares na rua do Tabaco, entre outros.

Em 16 de Abril de 1834 o comissário padre João Carlos de Andrade, prior da Encarnação continuou o inventário do suprimido Convento.

Compreende a descrição do cartório, autos de arrematação.

A 21 de Setembro de 1835, João António de Araújo, comissário geral da provedoria por ordem do Dr. José Pedro de Pina Castelo Branco, o Dr. Joaquim Tomás Valadares, chefe de repartição de Saúde, o arquitecto José da Costa Sequeira, Lourenço Justiniano Lima, tenente coronel de engenheiros, examinaram o edifício do Convento e anexos, a fim de destinarem os mesmos a diferentes utilizações.

Contém ainda as condições do arrendamento da cerca, entre outros bens.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora de Boa-Hora de Belém, cx. 2199
Original numbering
IV-D-15 (4), n.º 50
Language of the material
Português
Creation date
21/10/2011 15:03:45
Last modification
12/07/2016 11:55:54