Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora do Carmo de Braga

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00061
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to Date is uncertain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos religiosos Carmelitas Descalços da cidade de Braga.

A 19 de maio de 1834, o Dr. António José Ferreira de Araújo, vigário Geral, o padre frei António da Sagrada Família, sacristão mor do dito Convento, João Ribeiro Pereira, abade da paroquial Igreja de São João do Souto, António José Gomes Pereira, escrivão, entre outros, procederam à inventariação.

Contempla a descrição dos objetos do culto divino: igreja, vasos sagrados, altar mor, corpo da capela mor, imagens, retábulos, lustre, claustro, sacristia, entre outros objetos.

De acordo com declaração inserta do sacristão, o ex prior frei João das Dores mandou esconder ou levou objetos preciosos de prata e ouro do culto divino, paramentos, alfaias, quando fugiu, já referenciados e que nunca foram encontrados.

Inclui a descrição de panos das estantes dos missais, cortinados, entre outros.

Compreende o mapa demonstrativo do número, nomes, residências e observações políticas dos religiosos da comunidade.

Integra a descrição e avaliação do edifício do Convento composto por 28 celas, 3 salas, cozinha, casa do forno, casa da botica 3 casas de celeiros, 2 lojas de ter vinho e despensa; a cerca murada continha terra lavrada.

Reúne a descrição e avaliação dos objectos da adega, despensa, celeiro, cozinha, despensa de louça (da fábrica do Porto) e roupa, trastes de pau, botica, bem como prédios rústicos, mapas de devedores por escrituras de dinheiro a juro, autos de arrematação, entre outros.

Contém a descrição da livraria, exceto do cartório, conforme declaração do escrivão António Narciso de Brito, em virtude de não se ter encontrado o cartório do suprimido Convento, apesar das diligências efetuadas cujas precatórias foram enviadas aos juízes de várias vilas.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora do Carmo de Braga, cx. 2201
Original numbering
IV-D-17 (3), n.º 60
Language of the material
Português
Creation date
07/12/2011 17:39:16
Last modification
25/09/2019 09:56:31