Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de São João da Cruz de Carnide

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00082
Title type
Atribuído
Date range
1834 Date is certain to Date is uncertain
Dimension and support
1 proc. (81 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos religiosos da Ordem dos Carmelitas Descalços situado na freguesia de São Lourenço de Carnide.

A 21 de julho de 1834, o doutor Luís Gomes de Abreu, provedor do 6.º distrito da capital, o doutor Arcádio Federico de Sousa e Meneses, delegado do juiz de direito da Fazenda, o padre prior frei Joaquim do Menino Jesus entre outros religiosos, Joaquim Manuel Coutinho, escrivão procederam à inventariação.

A Igreja ficou na posse do Arcebispo de Lacedemónia.

Contempla a relação dos religiosos da comunidade, número de anos que habitaram o Convento, e idade de cada um, aquando a supressão deste, bem como a lista dos religiosos que vieram do Convento de cascais por altura da sua extinção.

Integra a relação da dívida dos juros reais ao Convento - Casa de Bragança, entre outros.

Inclui a descrição dos ornatos da Igreja, paramentos, alfaias; do coro; refeitório, cozinha, botica, casas de rouparia, sacristia - oratório de madeira com o seu Presépio, mobiliário, entre outros.

Compreende a descrição da adega, livraria - Bíblias em vários idiomas, sermões, entre outros -, bem como objetos existentes na sacristia, despensa e alfaias agrícolas.

Reúne o auto de posse do Edifício, relação dos objetos da Igreja - que ficaram em poder de frei Bento Luís Botelho de Almeida Camelo, prior do Lugar de Carnide -, descrição dos paramentos (sacristia nova), vasos sagrados, imagens, entre outros, e ainda o termo de entrega.

Contém a ordem para se entregar os objetos de cobre, louça e utensílios de cozinha ao enfermeiro mor do Hospital de São José e a relação descriminada.

Inclui a declaração dos avaliadores da botica Inácio José de Carvalho e Guilherme António de Lima.

Contempla a relação das despesas efetuadas com o provedor - por arrastar os trastes das celas dos padres para o lugar da arrematação -, do pagamento relativo à avaliação das madeiras feita pelo carpinteiro, ao alfaiate cuja roupa foi enviada para o Hospital, entre outros.

Integra editais, arrematações, bem como o nome dos arrematantes e quantia.

Contempla a cópia da avaliação do edifício, anexos, cerca, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de São João da Cruz de Carnide, cx. 2203
Original numbering
IV-D-19 (14), n.º 82
Language of the material
Português
Creation date
27/02/2012 18:44:32
Last modification
12/07/2016 12:45:08