Eugénio do Canto

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/EC
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[19--?]
Biography or history
Eugénio Vaz Pacheco do Canto e Castro (Ponta Delgada, 8 de Novembro de 1863 — Ponta Delgada, 28 de Julho de 1911), foi bacharel em Filosofia, escritor e bibliófilo, e irmão de Ernesto e de José do Canto.

Custeou a publicação de uma reprodução, em ”fac-símile“, da Epístola, em latim, dirigida por D. Manuel, em 1513, ao papa Leão X, narrando-lhe a tomada de Malaca e outras vitórias alcançadas por Afonso de Albuquerque, grande raridade bibliográfica impressa em Roma em 1514.

Eugénio do Canto realizou ainda a publicação de muitas espécies existentes em várias bibliotecas da Europa que interessavam a Portugal. Nomeadamente: Alegações feitas contra os portugueses a favor dos reis de Castela e Leão, pelo Bispo de Burgos D. Afonso; Cartas a el-rei D. João II do Dr. Jerónimo Monteiro; Carta de Alberto Cantino, de 1501, ao duque de Ferrara; Carta de el-rei D. Afonso IV ao papa Clemente XI, de 12 de Fevereiro de 1345; Carta de el-rei D. Manuel aos juizes e vereadores de Elvas para solenizarem as vitórias havidas na Índia (1506); Carta de el-rei D. Manuel para o Juiz, Vereadores e Procuradores da vila de Elvas, dando parte da tomada do reino de Ormuz; Carta do capitão Gonçalves Dutra a Lopo Gil Fagundes em Lisboa sobre os acontecimentos na ilha do Faial em 1589; Cartas diversas de el-rei D. Manuel de 1510 a 1519; Epístola de D. Manuel ao Papa Júlio II (1505); Epístola do rei D. Manuel ao Papa Leão X; Notice sur les rapports de Erasme avec Damien de Góes; Relação da viagem aos Açores feita pelo Conde de Cumberland em 1589.
Custodial history
No Arquivo do Arquivo, Registo de Entradas da Torre do Tombo, vol. 1, p. 1, 2, 19, 24, 50, consta a seguinte informação:

Em 1907, Eugénio do Canto doou os seguintes clichés ao ANTT, tendo sido guardados no gabinete do director, no armário A.

A 27 de Maio, ofereceu clichés de duas cartas de D. Manuel que existiam na Biblioteca do Escorial; a 8 de Junho, fez doação de clichés de uma carta de D. Manuel dirigida à Câmara de Évora com novas da Índia, datada de 18 de Junho de 1508; a 22 de Outubro, deu uma caixa contendo 5 caixas de papelão com clichés de cartas de D. Manuel e um atado com provas fotográficas.

Em 1909, a 7 de Agosto, por intermédio da Imprensa Nacional, ofereceu 3 pacotes com clichés e correspondentes provas fotográficas de documentos reproduzidos pela Foto-Litografia; em 14 de Outubro, ofereceu um pacote contendo clichés e provas fotográficas de uma carta de Jerónimo Montario, os quais foram guardados no citado armário.

Em 1910, a 3 de Maio, novamente por intermédio da Imprensa Nacional, doou uma caixa com clichés e respectivas provas fotográficas da carta de D. Afonso IV ao papa Clemente VI de 12 de Fevereiro de 1345.

Em 1915, a 18 de Julho, datado de Ponta Delgada, ofereceu clichés dos opúsculos “Flight” e “Medidas d’el Romano(?)” e as provas fotográficas deste último, que serviram a execução dos trabalhos feitos na Imprensa Nacional.” Foram instalados em São Bento, na “Sala 16, última estante”.

Scope and content
Colecção constituída por fotografias de documentos.
Arrangement
Documentação que aguarda tratamento arquivístico.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Creation date
11/09/2012 13:55:47
Last modification
04/07/2013 15:01:52