Jornal "Portugal Democrático"

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/JPD
Title type
Atribuído
Date range
1956-07-07 Date is uncertain to 1975-03-04 Date is uncertain
Dimension and support
3 liv. (203 jornais); papel
Biography or history
O Jornal "Portugal Democrático", foi fundado por um núcleo de portugueses emigrados e de oposição ao salazarismo, residentes na cidade de S. Paulo, sendo publicado pela primeira vez em 7 de Julho de 1956, com a sua última edição de n.º 203 em 4 de Março de 1975. O Centro Cultural 25 de Abril, associação luso-brasileira sediada na cidade de São Paulo foi fundada em abril de 1982 por antigos opositores ao regime fascista salazarista, que participaram na publicação do Jornal "Portugal Democrático".

Este Centro é membro do Concelho das Comunidades Luso Brasileiras do Estado de São Paulo, e participa, junto com outras entidades, no objetivo de desenvolver intercâmbio cultural entre os dois países, nas diversas áreas, além de uma maior confraternização entre os dois povos. Destacam-se treze feiras do livro português realizadas em vários locais, conferências e debates intelectuais dos dois países.

Todos os anos no dia 25 de Abril é realizado por este Centro Cultural no salão nobre da biblioteca da Casa de Portugal um ato solene e uma conferência sobre a Revolução de Abril.
Custodial history
"Em reunião da direção do Centro Cultural 25 de Abril (entidade remetente do acervo documental), foi tomada a decisão de encaminhar para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Lisboa a única coleção completa do jornal Portugal Democrático pelos motivos a seguir expostos:

1 - É um documento histórico e único que relata grande parcela da luta da oposição portuguesa emigrada contra o regime fascista salazarista.

2 - É importante que o documento fique em Portugal para que os portugueses tenham oportunidade de conhecer esse período da sua história.

3 - A biblioteca do Centro Cultural 25 de Abril, não possui recursos técnicos adequados para a manutenção futura desse documento histórico para evitar a sua degradação.

4 - Existe a possibilidade de se perder este documento histórico, devida a estar sujeito a furto ou outras ocorrências em virtude da precária segurança local para um documento deste valor."
Acquisition information
Acervo doado ao Estado Português em 27 de Março de 2012 pelo Centro Cultural 25 de Abril (associação luso-brasileira sediada na Rua Óscar Pinheiro, n.º 368, 05516-050 - Butantã, cidade de S. Paulo, Estado de São Paulo, República Federativa do Brasil), para ser integrada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Scope and content
Edição completa do Jornal "Portugal Democrático", composta por 203 exemplares editados em São Paulo no período entre 1956 e 1975.

Foram colaboradores deste jornal, Adolfo Casais Monteiro, Fernando Lemos, Jorge de Sena, Carlos Maria Araújo, Paulo de Castro, Joaquim Barradas de Carvalho, Vítor Ramos e Miguel Tavares Rodrigues.

Eventualmente, alguns escritores brasileiros, como Manuel Bandeira, Raquel de Queirós, Gustavo Coração, Álvaro Lins, Rubem Braga, Fernando Sabino e Murilo Mendes assinaram artigos no "Portugal Democrático".

Encadernação de A. Nardi.
Arrangement
Os jornais encontram-se encadernados em três livros e em cada livro ordenados cronologicamente.
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.
Other finding aid
Disponível no sitio Web do ANTT, L 716.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2013- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Notes
Documentação desinfestada em 16-04-21012 e higienizada em 19-04-2012 pelo Núcleo de Conservação e Restauro do ANTT.
Creation date
27/03/2013 15:53:39
Last modification
22/01/2015 15:53:31