Paróquia de Relíquias

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/PRQ/PODM02
Title type
Formal
Date range
1794 Date is certain to 1855 Date is certain
Dimension and support
3 livros
Biography or history
Em 2012, no âmbito do Plano de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC) em consonância com a orgânica da Presidência do Conselho de Ministros, instituída pelo Decreto -Lei n.º 126 -A/2011, de 29 de dezembro e de acordo com o Decreto-Lei n.º 103/2012 de 16 de maio, que estabelece a orgânica da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Arquivo Distrital de Lisboa é reintegrado na Torre do Tombo.
Custodial history
Originariamente produzidos nas paróquias, os registos de baptismo, casamento e óbito do distrito de Beja, incluindo os desta paróquia, tiveram destinos diferentes. Os registos do período compreendido entre meados do século XVIII e meados do século XIX foram, em data e por motivos desconhecidos, incorporados no Arquivo dos Registos Paroquiais, em Lisboa, hoje, Arquivo Distrital de Lisboa. Os livros de registo anteriores e os posteriores a 1860 encontram-se no Arquivo Distrital de Beja, onde são actualmente incorporados. As datas dos registos existentes no Arquivo Distrital de Lisboa fazem supor que esta divisão coincide com a criação da Diocese de Beja em 1771 e com a obra reformadora do seu primeiro bispo, D. Frei Manuel do Cenáculo.
Acquisition information
Desconhecida.
Scope and content
Inclui as séries de registo de baptismos, casamentos e óbitos.
Accruals
São incorporados no Arquivo Distrital de Beja, de acordo com o artº. 38º do Código do Registo Civil, os registos com mais de cem anos, com uma periodicidade quinquenal.
Arrangement
Ordem cronológica em cada série.
Access restrictions
Comunicável. Por razões de preservação, a documentação microfilmada é consultável apenas através do respectivo microfilme. Restrições de acesso pontuais por motivo do estado de conservação dos documentos não microfilmados.
Other finding aid
SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA, ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO, INVENTÁRIO DO PATRIMÓNIO CULTURAL MÓVEL, Inventário colectivo dos registos paroquiais, vol. I - Centro e Sul, Lisboa 1993.
Alternative form available
A maior parte da documentação encontra-se microfilmada.
Related material
Registos anteriores e posteriores às datas extremas deste fundo encontram-se no Arquivo Distrital de Beja, onde são actualmente incorporados.
Creation date
18/08/2009 00:00:00
Last modification
06/09/2021 10:32:00