Available services

"Recordação da visita de Sua Ex[celênci]a o senhor presidente da República Portuguesa, general Francisco Higino Craveiro Lopes, à Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0180
Title type
Formal
Date range
1957-06-22 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 álbum (24 f., 27 doc. fotográficos, 25x32x3 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 17x23 cm, 18x24 cm e 23,5x29 cm, não legendadas, que documentam aspetos da visita do presidente Craveiro Lopes, acompanhado da primeira-dama, Berta Craveiro Lopes, à Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas, sediada na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, quando da sua viagem oficial ao Brasil. As imagens são da autoria do fotógrafo amazonense Fernando Nascimento, conforme explicitado em decalques afixados nos versos da capa e da contracapa.



A reportagem fotográfica, embora acompanhe o percurso completo da visita presidencial, dá ênfase às atividades que decorreram no interior do edifício da Sociedade, como um concorrido coquetel servido no salão principal, além de cenas do presidente Craveiro Lopes a discursar e a receber presentes. A primeira-dama aparece apenas na prova n.º 10 (folha 10).



Duas provas não receberam numeração: a que está embutida na capa, retratando a fachada da instituição visitada, e a que ocupa todo o verso da capa, retratando folhas da planta aquática vitória-régia e contendo, caligrafados, título e data do álbum.



Uma pequena placa metálica retangular está afixada na zona superior direita da capa, contendo a seguinte dedicatória gravada: "A Sua Excelência o senhor presidente da República Portuguesa, oferta da Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas. Manaus, 1957".



Encadernação de pele sintética castanha, tendo na capa uma placa metálica afixada e uma prova embutida (esta, protegida por película transparente, cujos bordos estão chuleados com fio plástico castanho); na lombada, atilhos de seda castanha trançada.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 180
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
28/07/2014 16:04:04
Last modification
03/10/2018 09:40:13