Available services

"Visita de Sua Excelência o chefe do Estado, senhor general Francisco Higino Craveiro Lopes, oficialmente acompanhado por Sua Excelência o ministro do Ultramar, senhor capitão-de-mar-e-guerra Manuel Maria Sarmento Rodrigues, e por Sua Excelência o governador da Província, senhor tenente-coronel Francisco António Pires Barata, em 24 de maio de 1954, à propriedade Uba Budo, da Companhia Agrícola Ultramarina de São Tomé"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0311
Title type
Formal
Date range
1954-05-24 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 álbum (16 f., 30 doc. fotográficos, 25x31x5 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 14x20 cm, não legendadas, que documentam aspetos da visita que o presidente Craveiro Lopes realizou à roça Uba Budo, quando da sua viagem oficial a São Tomé e Príncipe. Na referida ocasião, o chefe do Estado aparece acompanhado do ministro do Ultramar, Sarmento Rodrigues, do governador de São Tomé e Príncipe, Pires Barata, e da primeira-dama, Berta Craveiro Lopes, entre outros integrantes da comitiva. Há também provas nos versos das folhas.



A reportagem fotográfica acompanha o trajeto do presidente Craveiro Lopes pela propriedade da Companhia Agrícola Ultramarina, sobretudo a examinar grãos de cacau e a maquinaria de beneficiamento dessa matéria-prima, mas mostra igualmente os momentos de convívio com os administradores, bem como manifestações de regozijo pela visita, por parte dos trabalhadores indígenas e respetivas famílias.



O título está impresso, com letras douradas, na folha 1, em papel vegetal que imita pergaminho.



A capa apresenta, no centro, o brasão provincial com os dizeres "Província Ultramarina de São Tomé e Príncipe", tudo gravado a ouro; a contracapa apresenta, também no centro e gravado a ouro, o emblema da Companhia Agrícola Ultramarina (contorno do fruto do cacau com a sigla CAU no interior).



Encadernação em inteira de pele castanha, gravada com ferros dourados; guardas e versos da capa e da contracapa forrados de tecido cinzento; cortes das folhas em dourado. O álbum está acondicionado num estojo de cartão forrado de papel verde.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 311
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Situação detetada em 2014: Cada uma das provas está protegida por película transparente, exceto a prova n.º 17 (na folha 10).
Type of container
Álbum
Creation date
04/08/2014 16:57:27
Last modification
21/12/2021 08:15:31