Available services

Visita de Craveiro Lopes, presidente da República Portuguesa, à cidade da Praia (Cabo Verde)

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0247
Title type
Atribuído
Date range
1955-05-15 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 álbum (25 f., 48 doc. fotográficos, 22x31,5x2,5 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 17x19 cm, não legendadas, produzidas pelo estúdio cabo-verdiano Foto Moeda (que só deixou de chancelar uma delas). Há também provas nos versos das folhas. As imagens documentam uma das etapas da visita oficial que o presidente Craveiro Lopes realizou a Cabo Verde, acompanhado de comitiva que incluía a primeira-dama, Berta Craveiro Lopes, e o ministro do Ultramar, Manuel Maria Sarmento Rodrigues.



A reportagem fotográfica regista os vários compromissos do chefe do Estado durante a sua estadia na capital cabo-verdiana, mostrando as manifestações de acolhimento que recebeu por parte das autoridades municipais e da população, bem como as cerimónias civis e religiosas de que participou, inclusive em companhia da primeira-dama e do ministro do Ultramar.



O álbum foi oferecido à primeira-dama, como comprova, na folha 1, uma dedicatória impressa e assinada por integrantes da Câmara Municipal da Praia (José Soares de Brito Júnior, presidente; Hermenegildo de Oliveira Ramos, vice-presidente; José Vera Cruz Martins, Humberto José Barbosa e António Sousa Lobo, vogais): "Província de Cabo Verde. Aos quinze [dias] de maio do ano de 1955, a Câmara Municipal da Praia teve a subida honra de receber a visita de Sua Excelência o senhor presidente da República, general Francisco Higino Craveiro Lopes, que se fez acompanhar de Sua Excelência o ministro do Ultramar, Manuel Maria Sarmento Rodrigues. À excelentíssima senhora Dona Berta Ribeiro Artur Craveiro Lopes, lembrança da Câmara Municipal da Praia".



Encadernação em inteira de plástico dourado, com florões moldados em relevo; na lombada, atilho de plástico dourado, com fivela metálica.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 247
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
19/09/2014 12:14:21
Last modification
12/01/2021 09:05:22