Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

"Tombo da capela e morgado que instituiu Margarida Afonso, irmã de D. Martinho de Miranda, arcebispo de Braga, na igreja de São Cristóvão desta cidade de Lisboa"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/MMA/L01
Date range
1584 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 liv. (76 f.); papel
Custodial history
Em 2010, em dezembro foi adquirido por compra em leilão a Azevedo e Burnay, Leiloeiros, Livreiros (lote 585).
Scope and content
Refere que foi "Feito pelo senhor Joane Mendes de Oliveira e de Miranda, administrador do dito morgado e capela. No qual tombo vão medidas e confrontadas todas as propriedades e heranças à dita capela e morgado pertencentes: com suas medições e demarcações, e com as partes citadas e requeridas. E assim a verba da instituição da dita capela, com as mais escrituras e títulos das propriedades a ela pertencentes".

Apresenta algumas letras iniciais iluminadas.

Tem a transcrição de documentos datados de 1453.

Dom Martinho Afonso Pires de Charneca ou Martinho Afonso Pires de Miranda (1360-1416) recebeu o padroado da Igreja da São Cristóvão (Lisboa), na freguesia de São Cristóvão e São Lourenço, onde fundou uma capela que depois foi conhecida por "sacristia velha", destinando-a para seu jazigo e de seus descendentes, agregando-a como vínculo ao morgado de Patameira, na freguesia de Dois Portos, em Torres Vedras que também instituiu.
Physical location
Morgado de Margarida Afonso, liv. 1
Language of the material
Português
Creation date
23/06/2015 14:34:49
Last modification
23/07/2018 15:46:07