Available services

Cópia da pública forma de escrituras passada pela Torre do Tombo por Alvará do rei D. Manuel I dirigido a Rui de Pina, cronista mor e guarda da Torre do Tombo e Livraria, a requerimento dos Concelhos e moradores da vila de Góis e de Salavisa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CABT/G/0095/02024
Descriptive dates
[post. 1492]
Dimension and support
1 doc.; papel
Scope and content
Pública forma datada de 3 de maio de 1492. Bacharel Rui Lopes de Veiros, escrivão da Livraria que então tinha o cargo de guarda da dita Torre. Diogo Salgado, bacharel em leis que servia o cargo de escrivão, na ausência de Rui d' Elvas, escudeiro. A cópia da publica forma menciona o Armário dos Próprios que tinha um livro de pergaminho de colheitas, encadernado em tábuas cubertas de couro roxo, com o traslado da colheita do lugar de Góis; o Armário das Honras onde foi achado um livro de papel que começava no Julgado de Arranhados e no cabo dele foi achado o Julgado de Góis, com a inquirição feita a João Pires, carpineiro de Góis, de que se fez o respectivo traslado. Neste são referidos a quinta de Vasco Farinha que trazia por honra, a doação de Góis a D. Anaia Castaris [?], que a povoou e veio por linhagem, o povoamento das aldeias de Salavisa, Várzea e Cabreira, entre outras informações relativas a mais aldeias povoadas por filhos de algo em herdamento.
Access restrictions
Acesso sujeito a intervenção.
Physical location
Casa de Abrantes, cx. 32, n.º de ordem 95, doc. 2024
Original numbering
Maço 44, letra E
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Em 2018 apresenta margens rasgadas e dobradas.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Casa de Abrantes, cx. 32, n.º de ordem 95, doc. 2014.

Portugal, Torre do Tombo, Casa de Abrantes, cx. 123, doc. 4897.
Creation date
18/06/2018 16:12:58
Last modification
28/03/2024 09:24:09