Available services

Livro M 4 - Lencastres - Comendadores Mores de Avis - Vasconcelos de Esporão

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CABT/0096
Title type
Atribuído
Date range
1611-06-15 Date is certain to 1762-02-11 Date is certain
Dimension and support
1 cx. (17 doc.); perg., papel
Custodial history
A segunda parte do Arquivo da Casa de Abrantes vendida pelo Marquês do mesmo nome ao Professor Doutor António Augusto Gonçalves Rodrigues, e por este proposto para venda ao Estado Português, teve um processo de aquisição iniciado em 1981, com a decisão do seu inventário, o que aconteceu por Despacho do Secretário de Estado da Cultura, datado de 11 de março de 1982, nos termos dos artigos 1.º e 2.º do Decreto-Lei n.º 38 906, de 10 de setembro de 1952. Foi realizado pelas licenciadas Maria Teresa Cardoso do I.P.P.C. e Maria José Leal do ANTT, descreveu 833 documentos, dos quais 212 eram pergaminhos, estava concluído em 10 de setembro de 1982, e destinado a ser publicado em Diário da República. Da introdução do inventário retira-se "Organização existente - Os documentos encontravam-se arquivados em caixas classificadas de origem com a designação de livros, havendo também cadernos e livros. Dentro das caixas a documentação está contida em capilhas. Forma de tratamento das espécies - Manteve-se a ordem encontrada, atribuindo-se às capilhas um número sequencial que englobou também os livros e cadernos. Exceptua-se o caso da correspondência que foi agrupada por remetentes e destinatários, sem se deslocar, no entanto das caixas em que se encontrava. Todos os documentos foram identificados e sumariados. Inventário - Os documentos são descritos por ordem topográfica refletindo assim a organização existente. Omitiram-se os títulos das caixas que nem sempre correspondem rigorosamente ao conteúdo. [...] Faltas - Foram encontradas várias capilhas com sumários de documentos não contidos nas mesmas. As caixas não têm uma sequência rigorosa havendo falhas na ordem alfabética e na ordem numérica [...] Livros A, D, M, O, P, T."

O Proprietário informou, em outubro, ter encontrado uns livros que pertenciam ao mesmo espólio e que não tinham sido catalogados. Estes não fazem parte da aquisição feita em 1995, registada a 24 de fevereiro, pelo ANTT, de 28 livros e de 27 dossiês ao Professor Gonçalves Rodrigues.

Em 2018, no âmbito do tratamento arquivístico realizado, para melhor controlo da dimensão, as caixas receberam um número sequencial ao das caixas do fundo Casa de Abrantes. O conjunto dos documentos de cada caixa recebeu um número de ordem sequencial aos do fundo, passando a formar o n.º de ordem 265. Os documentos mantiveram a cota atribuída pelas licenciadas Maria Teresa Cardoso do I.P.P.C. e Maria José Leal do ANTT, tal como consta no inventário que ambas realizaram. Os documentos apresentavam mecha verde do n.º 178 ao 194.
Scope and content
Os documentos dizem respeito a Manuel de Vasconcelos, a D. José Maria de Lancastre, Conde de Vila Nova, D. Pedro de Lancastre, filho de D. Francisco de Lancastre, a D. Luís de Lancastre, a frei D. José Luís de Lancastre, ao Conde de Figueiró, a D. Madalena Teresa de Noronha, a D. Pedro de Lancastre, filho de D. Luís de Lancastre e de D. Madalena Teresa de Noronha, a D. Frei Pedro de Lancastre, a D. Maria Sofia de Lancastre, aos priores das paróquias de Santo André e São Tiago e aos dez beneficiados delas e de Santa Maria do Castelo, Matriz da vila de Estremoz.
Physical location
Casa de Abrantes, caixa 96, doc. 178 a 194
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
Creation date
30/08/2018 16:01:04
Last modification
08/03/2019 12:30:40