Available services

Minuta do parecer sobre a proposta de José Cabral de Aguiar para a fundação de uma nova fábrica de seda

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/CFTR-MAS/006/0006.8.1
Descriptive dates
[entre 1681 e 1729]
Dimension and support
1 doc.; papel
Custodial history
Apresenta capilha com a descrição: "Minuta do parecer do Marquês de Fronteira sobre a proposta de José Cabral de Aguiar para a fundação de uma nova fábrica de seda".
Scope and content
Menciona os Armazéns, as duas petições de José Cabral de Aguiar nas quais pede para ser agraciado com o hábito de Cristo e com o ofício de Arquitecto mor das fábricas, "que por seu método se erigirem"; e tenta mostrar os defeitos das balanças usadas pelos atravessadores de seda, apelidadas de Ganchos. Refere, ainda, a actuação de alguns ministros nas províncias do Algarve, Beira e Alentejo, que nas correições perguntavam por balanças, pesos e medidas, os ministros de Faro, o Doutor António Baracho Leal, Desembargador dos Agravos e a Casa da Moeda.
Arrangement
Número de ordem tirado do Inventário.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, n.º 245, doc. 6.8.1
Previous location
M-VIII-2
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Instrumentos de Descrição, Casa Fronteira e Alorna, III - Inventário da Documentação da Família Mascarenhas, L505, p.37.
Creation date
12/03/2019 10:18:27
Last modification
15/10/2019 11:32:06