Available services

Bula "Ex supernae dispositionis arbitrio" do Papa Clemente XI remetida ao Patriarca de Lisboa, pela qual suprimiu, e extinguiu para sempre o Priorado de Nossa Senhora da Purificação de Bucelas e erigiu, e criou de novo a instância do Infante D. Francisco uma dignidade de Deão que servisse na Capela particular do Palácio da Bemposta do título da Conceição de Nossa Senhora, a imitação da Capela Real de Vila Viçosa

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/BUL/0053/24
Date range
1719-02-28 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Roma
Dimension and support
1 doc.; perg.
Scope and content
Continua o resumo: [...] aplicando e apropriando ao dito deado novamente erecto, todos os frutos e rendimentos do dito Priorado extinto, excepto cem ducados de ouro de Câmara para um vigário que satisfizesse as obrigações do dito Priorado suprimido, cuja apresentação e a dignidade novamente recta pertenceria ao mesmo Infante e seus sucessores. Apresenta selo (bula) "Clemens Papa XI" pendente por fio trançado.
Physical location
Bulas, mç. 53, n.º 22
Original numbering
Armário 12 da Casa da Coroa
Language of the material
Latim, letra bulática
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Segunda Parte da Colecção e inventário de todas as bulas, breves e transumptos pontifícios que mais entraram neste Real Arquivo da Torre do Tombo até ao fim de Setembro do ano de 1753 e juntamente uma concordância alfabética pertencente assim à primeira parte da Colecção [...] como a esta segunda [...]". Manuscrito. 1753. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.6, f. 32v-33.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 53, n.º 25.
Creation date
16/11/2020 16:33:42
Last modification
18/11/2022 17:33:06