Available services

"Registo das cartas da Chancelaria que o Marquês meu Senhor foi servido mandar passar a João da Costa Manrique"

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CL/L072
Title type
Atribuído
Date range
1677-08-02 Date is certain to 1798-12-02 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (284 f., 36 cm); papel
Biography or history
Livro mandado fazer por D. Pedro Luís de Menezes, iniciado por João da Costa Manrique.
Custodial history
Livro numerado, f. 2-283 e rubricado pelo escrivão da Chancelaria do Marquês de Marialva, João da Costa Manrique.
Scope and content
O livro reporta-se a registos de cartas de propriedade de ofícios, atribuídas pelos Marqueses de Marialva e Condes de Cantanhede, D. Pedro Luís de Menezes, pela Marquesa de Marialva, D. Catarina Luísa Antónia Coutinho (enquanto tutora de sua filha D. Joaquina Maria Magdalena da Conceição e Menezes), por D. Diogo de Noronha e D. Joaquina Maria Magdalena da Conceição e Menezes, D. Pedro José António de Menezes e D. Pedro José de Alcântara António Luís de Menezes. Contém alguns registos de termos de juramento.

Compreende diversos documentos soltos: papel com anotações e contas (f. 32); parte de um envelope com informações (f. 82); um apontamento no qual se salienta que o Marquês de Niza afirma que na sua Vila de Frades (Beja) todas as casas e quintas pagam favor (f. 111); uma folha (em branco) com recortes (f. 112); pedaço de papel onde pode ler-se "Francisco António espera que o Sr. Doutor lhe mande os papéis de António José Rodrigues Belinho e dizer com quem hade falar" (f. 150); um documento onde se lê "Illmo. Sr. Como o pedir é coisa muito triste não mandei dizer o que queria ocasião permite a importunar V.ª S.ª me queira socorrer com uma esmola que for do agrado de V.ª S.ª pois tem o suplicante um filho expirando não tem com que lhe valer Deus gratificará V.ª S.ª a esmola que lhe fizer. De um criado de V.ª S.ª José Maria de Lemos" (f. 158); papel com anotações (f. 173); marcador onde se lê: "Os ofícios de escrivão da câmara, almotaçaria, órfãos, tabelião de público, judicial e notas" (f. 195); papel com a seguinte anotação: "Em Casa do Sr. Pedro (...) da Silva, morador ao Arsenal" (f. 237); cinco documentos nos quais se pode ler: "O abade de Penude Igreja de S. Pedro Apóstolo - Manuel Gomes Cardoso", "Diz o Sr. D. Manuel José Saturnino que seu criado Francisco José Tavares toma a liberdade de oferecer esses insignificantes figos para seu criado almoçar [...]", índice de lugares com o respectivo número de página, índice dos oficiais e respectivos ofícios e uma carta dirigida à Duquesa de Marialva sobre a nomeação para chanceler da «Casa e Estado» que o Marquês de Marialva (já falecido) havia feito ao desembargador da Casa da Suplicação Feliciano José Álvares da Costa Pinto, na qual se refere a data de 31 de dezembro de 1821 (f. 283).

Encadernação em pele, com ferros a ouro na lombada e esquadria nas pastas. Ao centro vestígios de uma aplicação, rodeada por ferros dourados.
Access restrictions
A documentação só poderá ser disponibilizada após 5 dias úteis de ser pedida.
Physical location
Casa de Lafões, liv. 72
Previous location
Lv 72
Language of the material
Português
Creation date
15/06/2021 09:34:54
Last modification
27/06/2022 10:04:44