Available services

Receita do almoxarife do hospital dos anos de 1752 a 1756

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/ER/A-CI/001/0001
Title type
Atribuído
Date range
1752-01-01 Date is certain to 1758-06-19 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (44 f.: 37 f. ms. num.+ 7 f. em branco num.); perg., papel
Scope and content
Capa: Livro 1º da receita da 4ª conta que serve como almoxarife do hospital da Praça de Peniche Agostinho Franco Madeira de 1 de janeiro de 1752 até ao fim de agosto de 1756.

Termos de abertura e encerramento, bem como rubricas e numeração, da responsabilidade de Francisco Xavier de Alpoim, oficial da vedoria geral do exército e fortificações da corte.

Este livro serviu para nele ser lançada a receita da responsabilidade do almoxarife Agostinho Franco Madeira.

Cada registo corresponde ao carregamento em receita pelo almoxarife de determinada quantia, segundo cada um dos títulos de rendimento. Os carregamentos eram assinados pelo almoxarife e pelo escrivão.

Já no processo de ajustamento e tomada da conta deste almoxarife realizado na Contadoria Geral de Guerra e Reino, é colocado no fim dos lançamentos um termo de verificação deste livro feito por Joaquim Alpoim de Miranda, escrivão da referida contadoria geral, a 27 de novembro de 1757. Mais tarde nesta mesma contadoria procede-se ao traslado da relação jurada feita a 27 de janeiro de 1758, assinado pelo contadores Francisco Xavier de Velasco e por Joaquim Alpoim de Miranda, este servindo de escrivão. Inicia esta relação jurada com a petição do almoxarife pedido para que se lhe tome a conta, seguindo-se a relação dos bens (inventário) da capela, enfermaria e cozinha. Depois desta encontra-se o despacho da Junta dos Três Estados de 26 de janeiro de 1758, e logo a seguir o despacho da Contadoria Geral de Guerra, no dia seguinte.

Depois, procedeu-se à escrituração dos vales da receita e despesa verificando que tanto a receita como a despesa vão lançadas nos correspondentes livros. Saliente-se que no vale das despesas encontram-se os conhecimentos em forma quer do inventário quer do consumo, e encerramento da conta.

A 29 de janeiro de 1758 é vista a conta pelo Conde de Vilar Maior, tendo verificado nada dever à Real Fazenda.

A 18 de fevereiro de 1758 foi conferida esta conta por Manuel da Silva Valadares e por Gaspar Vaz Roxo Mouzinho.

A 15 de junho de 1758, por Miguel da Costa é feito um assento mencionando o lançamento desta conta na folha 240 dos livro das contas do registo geral e Guerra.

Escrivão do almoxarifado: Domingos Franco Quaresma.

Contador da Contadoria Geral de Guerra: Francisco Xavier de Velasco.

Escrivão da Contadoria Geral de Guerra: Joaquim Alpoim de Miranda.
Physical location
Erário Régio, Hospital Militar da Praça de Peniche, liv. 1
Previous location
Núcleos extraídos do Conselho da Fazenda e do Real Erário, Hospital Militar de Peniche, 59
Language of the material
Português
Creation date
30/05/2023 15:05:55
Last modification
01/08/2023 11:49:15