José Paulo da Silva Mesquita

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/JPSM
Date range
1930 Date is uncertain to 1993 Date is uncertain
Prominent dates
1930-1940
Dimension and support
40 doc. fotográficos (negativos e positivos, vidro, papel, p/b, 8x9cm, 9x12cm, 18x24, gelatina e sais de prata
Custodial history
Documentação adquirida por doação de José Paulo da Silva Mesquita, antigo funcionário da Fábrica Militar do Braço de Prata, ao Centro Português de Fotografia, Arquivo de Fotografia de Lisboa, em 16 de Maio de 2001. Por informação oral de José Paulo da Silva Mesquita, apenas se sabe que as fotografias foram por ele recolhidas nas antigas instalações da Fábrica, que se encontravam em situação de abandono.

O Decreto-Lei nº 93/2007, de 27 de Março e a Portaria nº 372/2007 de 30 de Março consagraram a dependência do CPF em relação à Direcção Geral de Arquivos (organismo que resultou da fusão entre o Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo e o Centro Português de Fotografia), e a documentação do Arquivo de Fotografia de Lisboa foi integrada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Scope and content
Os negativos em vidro bem como dois positivos em papel são das décadas de 30 e 40, os restantes positivos (provas de contacto dos negativos referidos) estão datados de 1993.

As imagens representam a Fábrica Militar de Braço de Prata: material militar, carros de combate, armas anti-aéreas, holofotes. Esta colecção contém também imagens das visitas de personalidades à fábrica, sendo de destacar a visita do General Carmona e Oliveira Salazar.

Arrangement
Documentação ordenada cronologicamente.
Access restrictions
Documentação acessível ao público, mediante envio de pedido escrito, com indicação das temáticas e do fim a que se destina a pesquisa.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização da Direcção da DGARQ. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
PORTUGAL. Centro Português de Fotografia. Arquivo de Fotografia de Lisboa - ASB_JSM. [Base de dados em FileMaker Pro 6.0]. Elab. Fátima Mendes. Lisboa: CPF, 2002. Disponível no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Trata-se de um catálogo com imagens associadas.
Alternative form available
Documentação integralmente digitalizada.
Creation date
27/02/2008 00:00:00
Last modification
15/07/2013 11:01:23