Colegiada de Santa Iria de Santarém

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSIS
Title type
Atribuído
Date range
1436 Date is certain to 1792 Date is certain
Dimension and support
14 liv., 1 mç.; perg., papel
Biography or history
A Igreja colegiada pertenceu ao arcediago de Santarém e, sucessivamente, ao arcebispado e patriarcado de Lisboa. Situava-se na Ribeira de Santarém.

Em 1320, pertencia ao padroado régio. Mais tarde, a vigararia passou a ser apresentada pelo prior de Santa Maria da Alcáçova.

A colegiada estava extinta, de facto, antes de 1851.

Em 1851, a colegiada foi extinta de direito, mas a paróquia foi conservada, por Provisão do cardeal patriarca de 29 de Agosto de 1851, respectivamente art.º 12.º e 1º, confirmada por Aviso Régio de 25 de Setembro de 1852.
Custodial history
Em 1366, as escrituras da Igreja guardavam-se numa arca de ferro.

Em 1848, pela Lei de 16 de Junho, e Instrução de 17 de Setembro, os bens e rendimentos das colegiadas foram aplicados para manutenção dos seminários. Em 1849, pela Lei de 27 de Dezembro, Art.º 10º, os documentos das colegiadas foram mandados guardar no cartório do seminário a que ficassem pertencendo os bens.

Em 1862, os documentos das Colegiadas de São Mateus, de Santa Iria, de São Martinho, de Nossa Senhora de Marvila, de São Nicolau, todas de Santarém, anteriores a 1600, depositados no Seminário Patriarcal em Santarém, foram mandados transferir e incorporar no Arquivo da Torre do Tombo, pelo Decreto de 2 de Outubro, Art.º 2.º, da 2.ª Repartição da Direcção Geral dos Negócios Eclesiásticos do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, e pela Portaria do Ministério do Reino, de 29 de Janeiro de 1864, sendo nomeado o oficial diplomático daquele Arquivo, Roberto Augusto da Costa Campos, para os coligir e receber. Estando os documentos misturados com os das restantes colegiadas, procedeu à sua ordenação e inventariação, coadjuvado por Rafael Eduardo de Azevedo Basto, amanuense da Torre do Tombo. A entrega dos documentos feita pelo secretário do Seminário Patriarcal, Carlos Joaquim Martinho Calderon, e a sua incorporação na Torre do Tombo, ocorreram a 5 de Outubro de 1864, conforme atesta a relação assinada por Carlos Joaquim Martinho Calderon, Roberto Augusto da Costa Campos, Rafael Eduardo de Azevedo Basto.

Em data desconhecida, os livros foram deslocados para o Arquivo dos Feitos Findos, anexo à Torre do Tombo, onde foram descritos. Mais tarde, regressaram ao Arquivo.

Os quarenta e quatro documentos do século XVI, escritos em papel, não foram sumariados por terem sido entregues depois de feito o inventário.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.

Em 2014, a descrição dos livros elaborada no Arquivo dos Feitos Findos, por Teresa Saraiva, foi migrada para a base de dados, por Luísa Dias.
Scope and content
Contém a carta do arcebispo de Lisboa fixando a contribuição da vigararia e dos beneficiados da Igreja de Santa Iria destinada à edificação do seminário do arcebispado e à sustentação de seus mestres, oficiais, colegiais e servidores. Contém também o registo das sessões do cabido, sentenças em que foram partes as Igrejas de Santa Iria, de São Mateus, de Santa Maria da Alcáçova, sentenças sobre dízimos, cartas de aforamento e de emprazamento, testamentos e verbas de testamento relativos a obrigações de missas, livros de aniversários com o assento dos bens e géneros doados, livros da fazenda da Igreja, de dízimos, foros e rendas, tombos de propriedades e outros documentos relativos a bens situados em diversas ruas de Santarém e no seu termo.

A documentação refere Pedro de Anaia, comendador de Lagoa Alva, João Dias, Francisco Pinheiro, Rui Lopes Machado, Lourenço de Macedo, e Baltasar Brandão Coelho, mamposteiros-mores da redenção dos cativos e resíduos em Santarém e seu arcediago, e as igrejas de Santarém.

No final da década de 1990, foi abandonada a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.

Fundos Eclesiásticos; Diocesanos ; Lisboa - Santarém
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maço).
Access restrictions
Contém documentos retirados da consulta.

Contém documento sujeito a autorização especial para consulta e a horário restrito.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Inventário preliminar dos Livros dos Feitos Findos, 1980, p. 179-180.

Relação dos documentos pertencentes aos cartórios das Colegiadas de Santarém: São Mateus, Santa Iria, São Martinho, Nossa Senhora de Marvila, São Nicolau que, em virtude do Decreto de 2 de Outubro de 1862, e da Portaria do Ministério do Reino, de 29 de Janeiro de 1864, foram transferidos do Seminário Patriarcal de Santarém para o Arquivo da Torre do Tombo, em 5 de Outubro de 1864 (C 421) f. 59-115.
Alternative form available
Contém cópias de consulta em microfilme.

Portugal, Torre do Tombo, Tesouros da Torre do Tombo.
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Câmara Eclesiástica de Lisboa, mç. 1826, Processos de casamento, mç. 3467-3469.
Creation date
07/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:49