Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Testamento do rei D. Afonso II

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/MAB/M01/48
Title type
Atribuído
Date range
1214-06-27 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
Coimbra
Dimension and support
1 doc. (245 x 495 mm); perg.
Custodial history
O primeiro exemplar do testamento foi guardado no Cartório da Mitra de Braga, de acordo com uma prática da época em que a corte era itinerante e os reis, também por isso, depositavam os seus testamentos e outros documentos importantes em instituições eclesiásticas sólidas que asseguravam a necessária conservação e salvaguarda dos diplomas.
Scope and content
"Primeiramente mando que meu filho infante D. Sancho que eu hei da rainha D. Urraca haja meu reino integramente e em paz. [...]".

"[...] E mandei fazer treze cartas cum aquesta, tal una como outra, que per elas toda minha manda seja cumprida, das quais tem uma o arcebispo de Braga, a outra o arcebispo de Santiago, a terceira o arcebispo de Toledo, a quarta o bispo do Porto, a quinta o de Lisboa, a sexta o de Coimbra, a sétima o de Évora, a oitava o de Viseu, a "novea" o mestre do Templo, a décima o prior do Hospital, a undécima o prior de Santa Cruz, a duodécima o abade de Alcobaça, a décima terceira fazei guardar em minha reposte. E foram feitas em Coimbra, 4 dias por andar de junho". Contém assinatura Rey (mas posterior).



O testamento de D. Afonso II documenta a produção primitiva portuguesa e a tradição de escrita veiculada pela Chancelaria Régia.
Access restrictions
Documentação sujeita a autorização para consulta e a horário restrito.
Physical location
Mitra Arquiepiscopal de Braga, mç. 1, n.º 48
Original numbering
N.º 10
Language of the material
Português
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gaveta 16, mç. 1, n.º 17. O exemplar do testamento de D. Afonso II, em latim, que pertenceu ao cartório do Mosteiro de Alcobaça, encontra-se na Torre do Tombo.

Espanha, Catedral de Toledo, Archivo, Z.4.B.6. - terceiro exemplar enviado ao arcebispo de Toledo.
Publication notes
COSTA, Avelino de Jesus da - Os mais antigos documentos escritos em português : revisão de um problema histórico-linguístico. Coimbra: Institulo de História económica e social, 1979. - p. 263-340 ; 24 cm. - Separata da Revista Portuguesa de História, t. 17. Exemplar existente na Torre do Tombo, Biblioteca SV 8469.
COSTA, Avelino de Jesus - Os mais antigos documentos escritos em português: revisão de um problema histórico-linguístico. In Estudos de cronologia, diplomática, paleografia e histórico-linguísticos. Coimbra: Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, [s.d.]. [Em linha]. [Consult. 21 outubro 2013]. Disponível em WWW.
COSTA, Avelino de Jesus da - "Álbum de Paleografia e Diplomática Portuguesas: estampas". 6.ª ed.. Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Instituto de Paleografia e Diplomática, 1997. N.º 64 e 63-B. O autor considera ser o primeiro testamento de D. Afonso II, o exemplar enviado ao arcebispo de Braga. O terceiro exemplar foi mandado ao arcebispo de Toledo.
COSTA, P. Avelino Jesus da - Normas gerais de transcrição e publicação de documentos e textos medievais e modernos. 3.ª ed. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1993. p. 26.
EMILIANO, António; PEDRO, Susana - "De Notícia de Torto: aspectos paleográficos e criptográficos e edição do mais antigo documento particular português conhecido". Refere o Testamento de D. Afonso II e a Notícia de Torto como documentos da produção primitiva portuguesa, representativos de duas tradições de escrita.
Zeitschrift für romanische Philologie / Herausgegeben von Günter Holtus. - Tübingen: Niemeyer. - Band 120 (2004) Heft 1; 24 cm.
VILAR, Hermínia Vasconcelos - D. Afonso II : um rei sem tempo. dir. Roberto Carneiro ; coord. científica Artur Teodoro de Matos, João Paulo Oliveira e Costa. - 1.ª ed. - [Lisboa] : Círculo de Leitores, imp. 2005. ISBN 972-42-3441-X. Portugal, Torre do Tombo, Biblioteca 94(469). A autora analisa o conteúdo do testamento e do seu contexto histórico (p. 57-64, 113).
Notes
Título atribuído.

Notas ao elemento de informação Datas: o documento encontra-se datado de 4 "dias por andar de Junio da Era 1252".

Palavras do documento pesquisáveis em "Glosario da poesía medieval profana galego-portuguesa". [Em linha]. [Consult. 22 Set. 2020]. Disponível em:WWW:URL< http://glossa.gal/glosario>



ttonline_tesouros_documentos+antigos_portugues
Creation date
29/09/2010 00:00:00
Last modification
22/03/2023 10:04:34