Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Livro da Noa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MSCC/L099
Title type
Formal
Descriptive dates
[11--]-[12--]; [14--]
Dimension and support
1 liv. (29 f.; 295 x 215 x 20 mm.); perg
Custodial history
Em data ainda indeterminada, entre 1860 e 1864, José Manuel da Costa Basto trouxe vários códices do cartório do Governo Civil do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Leça, ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Grijó, ao Convento de São Francisco do Porto, ao Mosteiro de São Simão da Junqueira), do cartório do Governo Civil de Coimbra (pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), do cartório do Governo Civil de Viana (pertencentes ao Mosteiro de Santa Maria de Refóios de Lima), da Biblioteca Pública do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), dos arquivos das Sés de Coimbra, e Viseu, dos Mosteiros de Lorvão e de Arouca, e do arquivo da Colegiada de Guimarães. Entre os códices trazidos do Governo Civil do Porto encontrava-se o 'Livro Santo' que recebeu o n.º 43 quando foi integrado na Colecção Costa Basto.

Posteriormente foi integrado no respectivo fundo, sendo atribuída a cota Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, liv. 99.

Nas guardas foram usados pergaminhos com notação musical.
Scope and content
Manuscrito autógrafo, com registos de acontecimentos relativos a invasões e tomadas de cidades, a nascimentos, deslocações, falecimentos e lugares de sepultura de pessoas régias e eclesiásticas, a factos de diversos reinados, à ocorrência de fenómenos naturais - anos secos, sismos, eclipses, chuvas -, entre outros.

O primeiro registo reporta-se ao ano 317; o último registo do f. 27 data de 1406 (E. 1444).
Access restrictions
Documento sujeito a autorização para a consulta e a horário restrito.
Physical location
Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, liv. 99
Previous location
CF 83; Colecção Costa Basto, n.º 43
Language of the material
Português, latim
Alternative form available
Cópia em microfilme. Portugal, Torre do Tombo, mf. 396
Publication notes
Anais, crónicas e memórias avulsas de Santa Cruz de Coimbra: textos publicados com uma introdução por António Cruz. Porto : Bibliotaca Pública Municipal, 1968. 173 p., [4] f.
Inventário dos Códices Iluminados até 1500. Biblioteca Nacional. Lisboa: BN, 1994-2001.
Notes
Nota ao elemento de informação “Datas”. O primeiro registo reporta-se ao ano 317; o último registo do f. 27 data de 1406 (Era 1444).

Tem escrito a lápis a seguinte cota topográfica: C 3, E 3, P. 5, n.º 83. À margem dos fólios estão os números dos parágrafos. Nas guardas foram usados pergaminhos com notação musical. A lombada com cinco nervuras, tem impressão a seco. Documento com interesse para estudo codicológico.

Nota ao elemento de informação “Existência e localização de cópias”: a cópia autêntica, destinada à Academia Real das Ciências, foi trasladada por D. João da Cruz, escrivão do convento do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, concertada por D. Francisco Xavier da Encarnação, cartulário do Mosteiro, e estava escrita em 13 meias folhas de papel, numeradas
Creation date
22/09/2008 00:00:00
Last modification
10/02/2022 08:39:06
Record not reviewed.